ATENÇÃO: INSS Divulga Lista de Cortes em Benefícios – Veja se Você será Afetado!
Confira o que causa o corte de benefícios do INSS. Leia na íntegra.
O tema corte de benefício INSS é sempre motivo de grande alerta para todos. Afinal, ninguém quer ter o pagamento suspenso? Ainda mais sendo essa a única fonte de renda.
No entanto, existem regras no INSS que devem ser cumpridas. Uma delas é a realização da prova de vida todos os anos. Portanto, ela é obrigatória para comprovar que o benefício está indo para a pessoa certa e se o titular continua vivo.
Sendo assim, quem não faz esse processo pode ter o corte de benefício INSS. Entenda melhor, a seguir, quem está nessa lista e como reaver o salário.
Como funciona o corte de benefício INSS?

O órgão previdenciário divulgou uma lista de servidores inativos e pensionistas de funcionários que terão o corte benefício INSS por não atenderem à convocação para a realização da prova de vida. O procedimento se refere ao mês de julho, portanto, são aniversariantes desse mês.
Leia mais: Aposentadoria Especial e a Reforma da Previdência: O fim da idade mínima?
Há como restabelecer o pagamento?
De acordo com o Instituto, o restabelecimento do pagamento para quem teve o corte de benefício do INSS fica condicionado à regularização da prova de vida. Para isso, deve-se comparecer até a agência onde recebe o seu valor com um documento oficial de identificação com foto.
Então, no momento em que o beneficiário regularizar a situação, voltará a receber na primeira folha de pagamento disponível para inclusão.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA de Última Hora pelo WhatsApp
Não posso comparecer ao INSS, o que faço?
Segundo o edital publicado no Diário Oficial da União, se o beneficiário não puder comparecer até uma agência para realizar a prova de vida, deverá solicitar visita técnica para comprovação da sua existência. Portanto, somente nesse caso, o pagamento fica restabelecido até o dia da visita técnica.
Leia mais: Aposentadoria Especial e a Reforma da Previdência: O fim da idade mínima?
Prova de vida novembro
A partir de agora, a prova de vida do INSS será de responsabilidade da própria Previdência Social. Portanto, o beneficiário que atualizar os seus dados nas plataformas do Governo fica entendido que ele está vivo. Afinal, há como fazer o cruzamento de dados entre os sistemas do governo e do Instituto.
Leia mais: Novas Regras para Empréstimo Consignado do INSS: Taxa de juros Reduzida e Melhor Acesso ao Crédito!
A data de referência para a prova de vida é o mês de aniversário do beneficiário. Portanto, em novembro, o INSS começa o procedimento para quem nasceu nesse mês. Mas quando não for possível comprovar a vida, o beneficiário recebe notificação para comparecer às agências. Por isso, atente-se!
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!