IMPERDÍVEL: Notícia Inédita do INSS Pode Mudar Tudo – Confira!

Aposentado do INSS, e se eu te disser que você pode conseguir a sua aposentadoria rapidamente, seguindo apenas alguns passos? Não acredita, então veja a seguir!

0

Ainda não começou a receber o seu benefício do INSS? Pela Lei 9.784/1999, o INSS tem até 45 dias para começar a pagar a aposentadoria. 

Assim, se você está a mais tempo de que o determinado em lei sem receber nada. Fique conosco, pois aqui você saberá o que é necessário para ter o benefício do INSS concedido, e começar a receber a sua aposentadoria.

Então, confira a seguir!

Ouvidoria do INSS

Veja a seguir como conseguir a aposentadoria do INSS mais rápido.
Veja a seguir como conseguir a aposentadoria do INSS mais rápido. (Fonte: Edição/Notícia de Última Hora)

Está a mais de 45 dias esperando pela liberação do seu benefício previdenciário? Não aguenta mais esperar a Previdência Social te notificar quando você começará a receber? A ouvidoria do INSS é o caminho ideal para você estar registrando uma reclamação!

Através da ouvidoria, é possível sugerir melhorias ao atendimento do INSS, bem como fazer pedidos, reclamações, elogios, e o que mais precisar, pois, o canal foi criado para escutar você beneficiário do instituto.

Leia mais: Como se planejar financeiramente para Aposentadoria? Confira agora

Dessa forma, através do canal de reclamações, há pessoas que conseguem até mesmo a concessão da aposentadoria em 10 minutos! Sendo assim, se você está há meses esperando por um retorno da Previdência Social a respeito do seu benefício previdenciário, ligue para a ouvidoria do INSS.

O número para falar com a ouvidoria pode ser encontrado no app ou site Meu INSS, ou ligue para o número 135 para falar com o instituto. A ligação é gratuita e pode ser feita das 7h da manhã até às 22h da noite.

Porém, há casos onde um idoso está a espera da concessão do benefício a mais de 120 dias, nesse caso, confira a seguir o que fazer!

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp

O que fazer se estou mais de 4 meses sem receber a aposentadoria?

Assim como dissemos acima, se você está há mais de 4 meses (120 dias), sem receber a sua aposentadoria do INSS, o precedimento mudará. Ou seja, não adianta mais apenas reclamar com a ouvidoria do instituto, outras medidas precisam ser tomadas.

Nesse sentido, os 120 dias são importantíssimos nessa questão. Pois, não adianta mais nada tentar reclamar na ouvidoria do INSS após esse período, e muito menos tomar uma ação extra na justiça com a ajuda de um advogado, pois o Juiz pode entender que você não tinha nenhuma necessidade extrema e urgente.

Além disso, para recorrer a esse meio é preciso comprovar a urgência, sejam através de dívidas que você obteve após o atraso no pagamento do benefício, ou por meio de documentação médica. 

Leia mais: VITÓRIA PARA TODOS: INSS deve fazer PAGAMENTO SURPRESA para os APOSENTADOS

Dessa forma, basta ligar para o número 135 do INSS e falar com a ouvidoria, anote o número do seu pedido, explique a situação e se for necessário reúna a documentação necessário e marque uma visita até uma agência do INSS.

Vale lembrar que a ouvidoria tem um prazo médio de 30 dias para retornar com essa resposta. Por isso, se você está há mais de 30 dias esperando a liberação do seu benefício, e agora mais 30 dias acompanhando o novo processo. Antes de completar os 120 dias e alegarem que faltou o seu interesse, recomendamos que você procure um advogado previdenciário.

Leve a ele o seu caso com a documentação, pois a partir dela ele dirá se você pode ou não processar o instituto, e assim receber a sua aposentadoria.

Fila do INSS

Por fim, milhões de aposentados por todo o Brasil ainda aguardam na fila para liberação do benefício previdenciário. Ou seja, certamente você não é o único na fila a mais de 45 dias sem resposta! 

Segundo informações recentes, há mais de 7 milhões de pessoas aguardando, então é humanamente impossível o INSS conseguir atender a todos os casos com a velocidade que a lei exige. Mas continua sendo obrigação do INSS encontrar meios para resolver o problema e agir conforme a lei!

Leia mais: Conta de Luz Gratuita para Idosos: Saiba como Solicitar e Entenda os Pré-requisitos agora mesmo

Dessa forma, o INSS vem encontrando medidas para fazer com que a fila de espera diminua. São ações que não foram tomadas nos últimos governos. Assim, o projeto de lei 4426/2023 que institui o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social já está em vigor.

Dentre as medidas tomadas, as de maior relevância tem sido: o bônus por produtividade dos funcionários; a possibilidade de uso de telemedicina para acelerar os processos de análise; o aceite de atestado médico ou odontológico, emitido até a data de publicação da futura lei; bem como também está sendo feita a admissão de novos funcionários.

Por fim, essas são a grande notícia com potencial de melhorar, e muito, a vida de milhares de idosos, assim, confira com mais detalhes como está funcionando o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS).

Veja Também:

INSS CONFIRMA NOVO PAGAMENTO para TODOS os APOSENTADOS e PENSIONISTAS – TODOS DEVERIAM SABER. (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.