INSS Anuncia NOVA Redução nos Juros do Consignado! Confira tudo aqui

Nova redução nos consignado surpreende! Com isso, as parcelas dos empréstimos se tornam ainda mais baratas que dá última vez. Confira.

0

Boas-novas para aqueles que têm empréstimos consignados! O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) propôs novamente uma redução nos juros do consignado INSS, chegando a quarta vez em 2023. Isso significa que as parcelas dos empréstimos podem se tornar ainda mais baratas do que antes. Vamos entender melhor essa situação abaixo.

As taxas de juros para os beneficiários foi reduzida. Veja agora as novas porcentagem e todas as novidades para todos.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA pelo WhatsApp

Nova redução dos juros

Nova redução nos juros do consignado do INSS! (Fonte: Edição/ Notícia de Última Hora).
Nova redução nos juros do consignado do INSS! (Fonte: Edição/ Notícia de Última Hora).

O Ministério da Previdência propôs uma nova redução no teto das taxas de juros para os empréstimos consignados. Para o consignado convencional, a taxa poderia chegar a 1,77% ao mês, com as parcelas descontadas diretamente da folha de pagamento do beneficiário. Já para os cartões de crédito consignados do INSS, há a previsão de redução de 2,73% para 2,62%.

Leia mais: Justiça libera R$350 milhões para Pagar este Grupo de Aposentados – Confira Lista

No entanto, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) sugeriu uma redução menor. A CNC, que é membro ativo do CNPS, propôs que o teto seja de 1,84% ao mês para 1,80% no consignado convencional e de 2,73% para 2,67% no caso do cartão de crédito consignado de benefício.

Essa foi a decisão final, em 04 de dezembro de 2023, sobre as taxas e agora aguarda publicação no Diário Oficial da União, que deve acontecer nos próximos dias.

O que motivou a redução?

As reuniões para a redução do teto do consignado foram estimuladas pelas recentes quedas na Selic, a taxa básica de juros da economia. Este é o quarto debate sobre a redução do teto no consignado para os beneficiários do INSS em 2023.

Leia mais: Atenção! Última Oportunidade para Sair do Vermelho com 99% de Desconto

No início de novembro, o Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central reduziu a Selic em 0,5 ponto percentual, passando de 12,75% ao ano para 12,25% ao ano. Isso motivou o CNPS a considerar uma nova redução no teto dos empréstimos consignados.

Outras reduções do consignado em 2023

Além da proposta de redução atual, ocorreram outras reduções nas taxas do consignado em 2023. Em março, o CNPS reduziu o teto de 2,14% para 1,70%. No entanto, essa decisão gerou um estresse com os bancos, que suspenderam temporariamente a oferta de crédito consignado, argumentando que as taxas não cobriam os custos da operação.

Leia mais: ALERTA INSS: Confira o Calendário de Pagamento da Aposentadoria para Dezembro!

Diante dessa situação, o CNPS optou pelo “meio-termo” e estabeleceu o teto em 1,97%. Mas, em seguida, decretou nova redução para 1,91% no empréstimo consignado convencional após a primeira queda na Selic em três anos.

Veja também:

LIBERAÇÃO EMPRÉSTIMOS + MARGEM SOCIAL 2023 – CONSIGNADO sem MARGEM. (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.