Revisão de Benefício no INSS tem causado problemas – Veja os motivos
Revisão da vida toda prevê aumento na aposentadoria, mas idosos preocupam-se com a demora dos resultados do INSS
Para saber o que está em jogo na vida de aposentados, é necessário entender o suspense que tem envolvido a revisão de benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o tempo de espera de beneficiários.
Sendo assim, o trâmite que envolve a revisão da vida toda e as últimas atualizações têm causado problemas na vida de beneficiários do INSS.
Por isso, continue aqui e confira o desenrolar do julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) referente à revisão de benefício de salários do INSS.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA de Última Hora pelo WhatsApp
Mas afinal, o que é a revisão da vida toda para aposentados do INSS?

Ultimamente, idosos aposentados têm se surpreendido com julgamentos recorrentes a respeito da revisão para a vida toda.
Primeiramente, para contextualizar, essa revisão, como o nome já diz, é uma ação judicial que pretende revisar valores de aposentados.
Dessa forma, a revisão de benefício busca considerar todos os anos que o aposentado contribuiu para o INSS. E esse cálculo inclui períodos nos quais os salários de contribuição eram maiores, mesmo que tenham ocorrido antes de julho de 1994.
Leia mais: URGENTE: Cartão do Idoso para Ônibus – Saiba Como Conseguir o Seu!
A pergunta que não quer calar: quem tem direito à revisão?
Pois bem, os aposentados que receberam ou recebem benefícios previdenciários com base no art. 3º da lei 9.876/99, têm direito à revisão da vida toda.
Além disso, é preciso que o contribuinte tenha solicitado a aposentadoria na última década, mas antes da Reforma da Previdência de 2019. Já que antes dessa data, a Lei de Benefícios Previdenciários (Lei nº 8.213/91) considerava apenas as 80% maiores contribuições a partir de julho de 1994 para calcular o benefício.
Sendo assim, julgamentos ainda estão ocorrendo e votos estão sendo postos à mesa a fim de decidir a quem se aplicará esse reajuste que resultará em um benefício mais vantajoso para alguns aposentados.
Para saber votos do julgamento de alguns ministros sobre o favorecimento, ou não, da revisão da vida toda para aposentados, é só clicar aqui.
Leia a seguir: VEJA AGORA: 13º Salário do INSS em Dezembro – 5 Grupos Já Confirmados para Receber!
Grande espera na revisão do benefício tem causado problemas em aposentados
Além das inúmeras perguntas sem respostas exatas a respeito da decisão do STF a respeito da revisão, a angústia, espera e ansiedade causam problemas graves na vida de aposentados que dependem dessa renda.
Infelizmente, o tempo de espera no pedido de revisão no INSS é muito grande. Embora a Lei 9.784/1999 defina que o INSS tem de 30 a 60 dias para analisar o processo, a realidade é bem diferente, já que a burocracia é alta e pode ser que os as informações sejam reavaliadas, demandando ainda mais tempo de espera.
Nesse sentido, a espera por respostas nas revisões de benefícios, muita das vezes, prejudica a saúde de idosos. Pois além de ansiosos e preocupados, eles ficam à mercê de uma instabilidade financeira.
Leia mais: INSS: Grupo Receberá Salário Extra! Saiba quem pode sacar
Conforme pesquisas, mais de 30% da população idosa sofre de ansiedade, e muitas das vezes, ela é desencadeada por preocupação intensa e questões cotidianas, que é exatamente a situação atual de tempo de espera de muitos idosos aposentados que esperam por respostas a respeito do seu benefício.
Do mesmo modo que este conteúdo visa informar, também busca acalmar aposentados de todo o Brasil. Ao que tudo indica, em breve a sentença será dada a respeito da revisão e as preocupações ficaram apenas em 2023.
Continue nos acompanhando para mais atualizações.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!