Fique Atento: INSS Liga para Aposentados para Adiantar Benefício! Veja agora mesmo

Aposentados são contatados pelo INSS para agendarem perícia médica a fim de obterem a concessão do auxílio-doença. Confira detalhes adicionais!

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O INSS está entrando em contato com aposentados e pensionistas para informar sobre a importância da realização da perícia médica a fim de evitar a perda dos benefícios. Esse procedimento atesta a incapacidade de trabalhar e assegura ao beneficiário o direito de receber os benefícios. No caso do auxílio-doença, não é preciso realizar a perícia presencialmente.

Assim, o INSS iniciou o contato com segurados que aguardam perícia médica por mais de 45 dias para a concessão de benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença).

Confira detalhes adicionais sobre a ligação do INSS.

INSS liga para aposentados

O INSS está ligando para aposentados a fim de que eles realizem a perícia médica (Fonte: Edição/ Notícia de Última Hora)
O INSS está telefonando para aposentados a fim de que eles realizem a perícia médica (Fonte: Edição/ Notícia de Última Hora)

Em síntese, o INSS está entrando em contato com os segurados para agendar a perícia médica, que determinará a manutenção ou temporalidade do auxílio-doença. Dessa maneira, o pagamento do benefício do INSS é concedido a todo segurado que apresenta doença física ou mental, incapacitando-o de exercer sua função profissional.

Adicionalmente, para obter o benefício, o segurado precisa ter usufruído de uma licença médica superior a 15 dias, uma vez que os primeiros 15 dias de afastamento são remunerados pelo próprio empregador.

Entretanto, é crucial recordar que, com o intuito de agilizar essa comunicação com o cidadão, o número da Central de Atendimento 135 foi alterado. Neste momento, o número (11) 2135-0135 será exibido na tela de chamada do seu telefone quando o INSS telefonar para reagendar atendimento ou confirmar/antecipar o agendamento de perícia médica e/ou avaliação social.

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Adicionalmente, esse contato do INSS não aceita chamadas telefônicas e não possui WhatsApp. Se o cidadão ficar indeciso sobre atender à ligação ou suspeitar de um golpe, o INSS sugere que realize uma chamada gratuita para o número 135. Esteja alerta para as seguintes informações:

  • O número do SMS da Central 135 continua sendo o 28041;
  • Portanto, se receber uma mensagem no celular com esse número é o INSS entrando em contato;
  • O INSS informou ainda que não entra em contato com o segurado para pedir número de documentos, foto para comprovar a biometria facial, número de conta-corrente ou senha bancária.

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O INSS me telefonou, o que eu faço?

Inicialmente, ao optar pela perícia médica antecipada, o segurado deve observar atentamente aos seguintes critérios para assegurar de maneira segura e prática o seu benefício:

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  • Para agilizar esse contato com o cidadão, a Central de Atendimento 135 vai mudar de número.
  • Caso o cidadão fique em dúvida se deve atender a ligação ou ache que é vítima de golpe, o INSS recomenda que faça uma chamada gratuita para o número 135O número do SMS da Central 135 continua sendo o 28041
  • O INSS informou ainda que não entra em contato com o segurado para pedir número de documentos, foto para comprovar a biometria facial, número de conta-corrente ou senha bancária.

Dessa forma, conforme as diretrizes do governo federal, por meio da Central, é viável solicitar benefícios, agendar atendimento em uma agência, verificar resultado de perícia médica e data de pagamento de benefício, realizar denúncia anônima, entre outras ações.

Assim, o segurado pode dialogar com um atendente para obter informações sobre os benefícios da Previdência Social. Ademais, o horário de atendimento compreende segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

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