Taxas de Juros do Consignado INSS Caíram – Veja agora e Aproveite as Vantagens Exclusivas!

Nova redução nos consignado surpreende! Está é a quarta vez que o consignado do INSS passa por redução nas suas taxas, tornando o crédito mais barato. Confira.

0

Grande notícia para beneficiários do empréstimo consignado! Mais uma redução no teto máximo de juros cobrado em empréstimos consignados para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A resolução já foi publicada no Diário Oficial, e já está em vigor! Acompanhe o conteúdo a seguir para entender os detalhes.

INSS reduziu mais uma vez as taxas máximas dos empréstimos

Nova redução nas taxas de juros do consignado INSS! (Fonte: Edição / Notícia de Última Hora).
Nova redução nas taxas de juros do consignado INSS! (Fonte: Edição / Notícia de Última Hora).

O limite de juros para o crédito consignado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) passou a ser 1,80%. Conforme estabelecido pela resolução do CNPS (Conselho Nacional do Previdência Social) publicada pela Previdência Social em 6 de dezembro.

Antes, a taxa era de 1,84% ao mês para o empréstimo. Já para o cartão de crédito consignado e o cartão benefício, os juros diminuem de 2,73% ao mês para 2,67%. Segundo as normas, os bancos têm a opção de cobrar taxas menores, desde que não ultrapassem o limite estabelecido. Mas, caso a instituição financeira discorde da taxa, ela pode optar por não oferecer o consignado.

Leia mais: Aposentados do INSS têm Oportunidade de Sacar até R$ 18 mil – Veja como Acessar!

Assim, os juros vêm diminuindo à medida que ocorre uma redução na taxa básica da economia, a Selic. Nesta quarta-feira (13), o Copom (Comitê de Política Monetária) se reunirá para reavaliar a nova taxa Selic. Nesse sentido, as previsões indicam uma queda de meio ponto percentual, passando dos atuais 12,25% para 11,75%, mas a confirmação só será divulgada no final da tarde.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA pelo WhatsApp

Juros do empréstimo consignado baixou pela 4ª vez

Já é a quarta vez somente neste ano que o CNPS reduz o teto do consignado para beneficiários do INSS. Acontece que o Ministério da Previdência Social orientou que as reduções acompanhassem os cortes da Selic, a taxa básica de juros da economia.

Essas reduções têm gerado descontentamento no setor bancário, que classifica a postura como uma “falta de responsabilidade com a política de crédito”. O ministro da Previdência, Carlos Lupi, é diretamente responsabilizado, já que tem defendido a redução dos juros sempre que a Selic é ajustada.

Leia mais: LULA ANUNCIA NOVO PROGRAMA que vai BENEFICIAR MILHARES – Veja mais Aqui

“A conduta do ministro da Previdência Social em nada dialoga com os esforços da equipe econômica do governo, que vem adotando várias medidas corretas para melhoria do ambiente de crédito no país”, diz nota da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

A federação afirma que os juros têm caído de forma “artificial”, prejudicando aposentados.

Entenda o consignado do INSS

O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo regulamentada pela Previdência, com desconto direto no benefício previdenciário. De acordo com as atuais diretrizes, os segurados do INSS podem comprometer até 45% do benefício com o crédito consignado.

Leia mais: URGENTE: Liberação do 14º Salário do INSS pelos Bancos – Fato ou Ficção? Confira aqui

Dentro desse montante, 35% vão para o empréstimo, 5% para o cartão de crédito e 5% para o cartão de benefício, introduzido em 2022.

O prazo de pagamento do empréstimo pode se estender até 84 meses (sete anos). Os juros são regulamentados, o que implica que a instituição financeira pode cobrar menos, mas não ultrapassar essa taxa estabelecida.

Veja Também:

É OFICIAL: LULA vai PERDOAR DÍVIDAS de EMPRÉSTIMOS e outras CONTAS de APOSENTADOS e PENSIONISTAS! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.