Proposta no Congresso Nacional Institui Adicional de 5% para Aposentados e Pensionistas do INSS! Veja
ATENÇÃO: Aposentados e pensionistas podem ter acréscimo salarial de 5%. Confira as últimas notícias!
Proposta do Congresso Nacional determina projeto que visa adicional de 5% para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Sendo assim, entenda a importância desse projeto e como ele vai interferir na vida de aposentados e pensionistas.
Beneficiários do INSS: Aposentados e pensionistas no Brasil.

Recentemente, dados informados pelo atual Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, demonstra que o Brasil deve fechar o ano com mais de 39 milhões de aposentados e pensionistas do INSS.
Nesse sentido, são contabilizados cerca de 30 milhões de aposentados e pensionistas, enquanto o restante representa beneficiários de programas sociais.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS de Última Hora pelo WhatsApp
Ou seja, o país tem um número grande de aposentados e pensionistas que precisam de leis que estimulem sua qualidade de vida e bem-estar diante dos mantimentos e sobrevivência.
Sendo assim, é notório o número crescente de aposentados e pensionistas no Brasil. Portanto, se você que está aqui faz parte dessa estimativa, fique por dentro de tudo o que precisa saber sobre a proposta de lei que prevê aumento de 5% para esse grupo.
Leia mais: INSS REVELA: Novo Cartão com Benefícios IMPERDÍVEIS – Aposentados, Consultem!
O que diz a proposta de 5% para aposentados e pensionistas do INSS?
Atualmente, a proposta que prevê aumento de 5% para beneficiários do INSS vem ganhando espaço na mídia. Isso porque o Projeto de Lei 1468/2023 , que propõe reajuste extra a cada 5 anos, também conhecido como quinquênio, está mobilizando muitas esferas.
Regida pelo deputado Pompeo de Mattos, a proposta busca modificar a Lei nº 8.213, de 11 de abril de 1996 e implementar mudanças benéficas para aposentados e pensionistas.
Dessa forma, a proposta diz que o aumento de 5% deve ser para todos os beneficiários do INSS, independentemente se recebem um salário mínimo ou mais.
Leia mais: CONFIRA: Aposentados Impactados Negativamente pela Queda de Juros em Consignados!
Saiba quem está por trás da mobilização do adicional de 5%
A mobilização em defesa de aposentados e pensionistas do INSS, referente ao adicional de 5%, é autoria da união entre os sindicados dos aposentados e centrais sindicais.
Sendo assim, é importante enaltecer a importância dos sindicados em busca de melhorias para indivíduos que são do seu interesse. Para conceituar, o sindicato é uma associação que tem como objetivo defender os direitos e interesses econômicos de alguns grupos de profissionais.
Nesse sentido, o Sindicato Nacional dos Aposentados Pensionistas e Idosos (Sindnapi), desenvolve um excelente trabalho, conquistando cada vez mais benefícios e aumentando a renda para aposentados e pensionistas de todo o país.
Leia em seguida: Saiba como não perder seu salário para o Pente Fino do INSS – Entenda o que é
Afinal, quando vai começar a valer o projeto de lei do adicional de 5% para aposentados e pensionistas do INSS?
Embora o projeto de lei esteja com urgência, ainda não vai começar a valer para aposentados e pensionista, não até a data presente.
Em contraponto, a espera de que a aprovação final seja em breve, é muito alta. Segundo considerações do Ministro do Sindicado, tal reajuste na aposentadoria irá fomentar muito a economia do país. Além disso, vai aumentar a renda de aposentados e pensionistas, visto que o salário mínimo de 2024, previsto no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), será de R$ 1.421.
Leia mais: ALERTA: Lula Confirma Aumento na Aposentadoria em 2024 para Todos os Beneficiários! Veja os valores
Ou seja, com o aumento do salário mínimo, todos os valores das pensões e benefícios que são pagos pelo INSS, utilizando o teto do salário mínimo como referência, também terão aumento.
Para maiores atualizações, continue nos acompanhando pra saber de tudo em primeira mão.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!