Fique Atento: INSS Liga para Aposentados para Adiantar Benefício! Veja agora mais
Aposentados estão sendo contatados pelo INSS para agendar a realização de perícia médica com o propósito de conceder o auxílio-doença. Confira detalhes adicionais!
O INSS está comunicando diretamente aposentados e pensionistas sobre a obrigação de realizar a perícia médica, a fim de evitar a suspensão de seus benefícios. Este procedimento atesta a incapacidade de trabalhar, assegurando ao beneficiário o direito de receber seus proventos. Importante ressaltar que, no caso do auxílio-doença, a perícia não requer presença física.
Dessa forma, o INSS iniciou as chamadas para os segurados que aguardam a perícia médica por mais de 45 dias para a concessão do benefício por incapacidade temporária, anteriormente conhecido como auxílio-doença.
Consulte mais detalhes sobre as ligações do INSS para obter informações adicionais.
INSS liga para aposentados

Em síntese, o INSS está notificando os segurados para realizar a perícia médica, decisiva para determinar a continuidade ou a temporalidade do auxílio-doença. Este benefício é concedido a todo segurado que manifesta uma condição física ou mental impedindo-o de desempenhar suas atividades profissionais.
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Adicionalmente, para ser elegível ao benefício, o segurado deve ter recebido uma licença médica superior a 15 dias, visto que a primeira quinzena de afastamento é custeada pelo próprio empregador.
É importante ressaltar que, visando facilitar a comunicação com os cidadãos, a Central de Atendimento 135 passou por uma modificação de número. Agora, o número (11) 2135-0135 será exibido na tela de chamada do seu telefone quando o INSS entrar em contato para reagendar atendimento ou confirmar/antecipar o agendamento de perícia médica e/ou avaliação social.
Destaca-se que este número do INSS não realiza chamadas telefônicas e não possui WhatsApp. Se houver dúvidas sobre atender à ligação ou suspeitas de um possível golpe, o INSS recomenda efetuar uma chamada gratuita para o número 135. Algumas informações importantes incluem:
- O número do SMS da Central 135 permanece o 28041;
- Assim, ao receber uma mensagem no celular com esse número, trata-se do INSS entrando em contato;
- O INSS esclarece que não solicita ao segurado número de documentos, fotos para comprovar a biometria facial, número de conta-corrente ou senha bancária.
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O INSS me telefonou, o que eu faço?
Em primeiro lugar, no caso de perícia médica antecipada, o segurado deve estar atento aos seguintes critérios para garantir seu benefício de maneira segura e eficaz:
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Para facilitar o contato com o cidadão, a Central de Atendimento 135 passará por uma alteração de número.
Caso o cidadão esteja em dúvida sobre atender à ligação ou suspeite de um possível golpe, o INSS recomenda que faça uma chamada gratuita para o número 135. O número do SMS da Central 135 permanece como 28041.
O INSS esclarece que não entra em contato com o segurado para solicitar número de documentos, fotos para comprovar a biometria facial, número de conta-corrente ou senha bancária.
Conforme informações do governo federal, pela Central, é possível solicitar benefícios, agendar atendimento em uma agência, consultar o resultado de perícia médica e data de pagamento de benefício, realizar denúncia anônima, entre outros serviços.
Assim, o segurado pode contatar um atendente para obter informações sobre os benefícios da Previdência Social. Além disso, o horário de atendimento é de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).
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