Mudanças nas Regras da Aposentadoria pelo INSS a Partir de 2024 – Saiba Mais!
CONFIRA AGORA: como as novas regras vão afetar quem está prestes a se aposentar em 2024.
A passagem de ano sempre requer mudanças, e mais uma vez, ocorrerão mudanças nas regras da aposentadoria pelo INSS, para quem deseja se aposentar a partir de 2024. Mas será que essas novas regras serão vantajosas ou não? Bem, continue a leitura para saber o que vai mudar na aposentadoria a partir do ano que vem.
Saiba o que diz a Reforma Previdenciária de 2019 sobre aposentadoria

Para entender o contexto de mudanças, é importante falar da Reforma Previdenciária de 2019. Logo, conforme a Reforma, para quem começou a trabalhar depois de 2019, tem direito à aposentadoria:
- Homens: idade mínima de 65 anos, com 35 anos de contribuição;
- Mulheres: idade mínima de 62 anos, com 30 anos de contribuição;
- Além disso, o valor da aposentadoria será equivalente a 60% da média de contribuição, ou seja, referente à renda.
- Entretanto, para ter o valor integral, é necessário ter contribuído 40 anos com o fundo de previdência.
Ou seja, as regras não são vantajosas para empregados que têm o sonho e a necessidade de se aposentar. Além disso, para quem começou a trabalhar antes de 2019, as regras são outras. Continue a leitura para entender melhor.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS de Última Hora pelo WhatsApp
Como será a aposentadoria para quem começou a trabalhar antes de 2019?
Conforme regras da previdência, milhares de trabalhadores ficarão em desvantagem para fazer a solicitação da aposentadoria. Portanto, como não é justo mudanças abruptas, ainda mais para quem está perto de se aposentar, serão aplicadas regras de transição.
Leia mais: INSS: Aposentados e Pensionistas Terão 2 Pagamentos neste Fim de Ano
Sendo assim, as regras de transição servem justamente para amenizar as novas normas nesse tempo de transição entre uma lei e outra, para que menos pessoas fiquem prejudicadas, principalmente as que começaram a trabalhar antes da Reforma de 2019.
Portanto, a regra de transição por pontos, estabelece um esquema de pontuação que funciona da seguinte forma: soma da idade (01 ponto) + o tempo de contribuição (+ 01 ponto). Portanto:
- Homem: 35 anos de tempo que contribuiu e 100 pontos em 2023 (os pontos têm aumentado + 1 por ano desde 2020, sendo até 105 pontos);
- Mulher: 30 anos de tempo que contribuiu e 90 pontos em 2023 (os pontos têm aumentado + 1 por ano desde 2020, sendo até 100 pontos).
Veja como ficarão as regras da aposentadoria a partir de 2024
Em 2024, algumas regras serão alteradas, para quem deseja se aposentar, entre elas, a regra de pontos. Portanto, aumentará 01 ponto para homem e 01 ponto para mulher, sendo assim, os segurados precisarão das seguintes pontuações para se aposentar:
- Homem: 101 pontos em 2024;
- Mulher: 91 pontos em 2024;
Regra da idade mínima progressiva
Também existe a regra de transição da idade mínima progressiva. Nessa regra, todos os anos aumenta 6 meses na idade mínima para os homens e mulheres se aposentarem, até atingir 62 anos para as mulheres e 65 anos para os homens, o que deve ocorrer em 2031.
Em 2024, a idade mínima para homens se aposentarem sobe para 63 anos e meio, e para mulher será de 58 anos e meio. Os homens devem ter 35 anos de contribuição e as mulheres 30.
Leia mais: Como Emitir a Carteira do Idoso em 2023: Últimas Vagas Disponíveis – Saiba Mais!
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!