Pagar Pedágio para se Aposentar? Descubra o que é e como funciona
Descubra como funciona a regra do pedágio de 50%.
Você sabe o que é pagar pedágio para se aposentar? Já pensou em pagar para finalmente conseguir chegar a aposentadoria? Sabemos que está cada dia mais difícil se aposentar no Brasil após a implementação da Reforma da Previdência. Ao entrar em vigor, ela mudou muitas informações referentes a aposentadoria por idade, tempo de contribuição, dentre outras.
Com as mudanças, os contribuintes que mais sentiram o impacto são os que hoje estão prestes a se aposentar, com apenas um ou dois anos faltando para alcançar a aposentadoria. Sendo assim, veja a seguir o que é preciso.
Pedágio de 50%

Primeiramente, o pedágio de 50% não é para todo mundo, por isso, nem fique muito animado! Essa regra é destinada às pessoas que contavam com pouco tempo para conseguir se aposentar pelas regras antigas. Ou seja, para quem lá na data da reforma faltava menos de 2 anos para completar o tempo mínimo — 35 anos para os homens e 30 anos para as mulheres.
Em outras palavras, quer dizer que na época da reforma, a mulher teria que ter ao menos 28 anos, já os homens teriam que ter pelo menos 33 anos. Se esse for o seu caso, ainda há outra exigência com a qual você precisa estar de acordo, que no caso são os requisitos da regra do Pedágio de 50%, são eles:
Leia mais: URGENTE: 14º Salário do INSS para Aposentados – Descubra as Últimas Notícias que Saíram agora
- completar os 30 anos se for mulher, ou 35 se homem;
- completar o pedágio de 50% do tempo que faltava.
Para exemplificar, se faltava um ano para conquistar a aposentadoria, o indivíduo terá que completar 30 anos e 6 meses no caso de uma mulher, e 35 anos e 6 meses no caso de um homem. Então, o primeiro passo é entender quanto tempo você tinham na data da reforma.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA de Última Hora pelo WhatsApp
Calculando a aposentadoria
O próximo passo para se aposentar por esta regra é realizar o cálculo de todas as suas contribuições a Previdência Social. Nesse sentido, muitas pessoas podem não saber o que entraria no cálculo, mas já adiantamos que o mesmo vai muito além das contribuições da carteira de trabalho. Ou seja, também é considerado: período que esteve em serviço militar; período de trabalho vinculado a outro regime ou algum regime próprio; CNIS. Além disso, até mesmo o período que você não pagou INSS também entra na conta.
Mas, por que essa conta é necessária? Levando em consideração esses períodos de trabalho, daria para saber quanto tempo você tinha e se você entra nessa regra! Por isso, é preciso considerar tudo.
Fez o cálculo e descobriu que se enquadra na regra? Então basta entender quando é que você vai completar o pedágio que falta para conquistar a aposentadoria, e acima passo o passo que você precisaria para entender isso.
Como saber se a regra vale a pena para mim?
E por fim, o último passo, mas não menos importante, é preciso calcular o valor que você pode conseguir de aposentadoria através dessa regra. Da mesma forma, é preciso fazer um comparativo com as demais regras de aposentadoria, pois, por mais que ela seja indicada para alguns, como dissemos lá em cima, ela não é para todos!
Leia mais: VEJA AGORA: Queda nos Juros dos Consignados Causa Problemas para Aposentados – Entenda aqui!
O que quer dizer é que, se a pessoa for jovem, ela pode ganhar um salário muito baixo, em contrapartida, quem for mais idoso, tem um tempo de trabalho maior, pode até ficar com um salário maior no fim das contas. Mas, como tudo nas regras de aposentadoria, cada caso é um caso.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!