Não Fez a Prova de Vida do INSS em 2023? Saiba o que Pode Acontecer!
Recadastramento na Prova de Vida evita cortes do benefício em 2023. Confira se precisa fazer! VEJA AGORA!
A análise da Prova de Vida do INSS serve justamente para comprovar a vida de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como aposentados e pensionistas. No entanto, muitos assegurados que precisam desse dinheiro podem perder o benefício.
O ano está acabando, logo, se você não fez a Prova de Vida do INSS em 2023, muita coisa pode mudar e você pode ter prejuízos. Sendo assim, continue a leitura para saber o que deve fazer para continuar a receber esse dinheiro que faz total diferença na sua renda.
O que é a Prova de Vida do INSS 2023?

A Prova de Vida é um procedimento anual para comprovar se o aposentado do INSS ou outro assegurado está realmente vivo para continuar a receber os benefícios. Neste ano de 2023, ocorreram algumas mudanças, logo, o INSS passou a ser o maior responsável pela confirmação de dados para saber se a pessoa está viva.
Dessa forma, foi divulgada uma portaria que regulamenta procedimentos do INSS para comprovar a vida do assegurado, como a verificação de movimentações. Portanto, prossiga a leitura para saber como é feita a Prova de Vida do INSS 2023.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS de Última Hora pelo WhatsApp
Como é feita a análise da Prova de Vida?
Para realizar a análise da Prova de Vida, o INSS utiliza um sistema de informação para checar as transações e passos dos beneficiários. Portanto, esse banco de dados fica armazenado no sistema do instituto.
Dessa forma, saiba quais dados o INSS vai utilizar como Prova de Vida 2023:
- Primeiramente, o INSS verificar dados utilizados em órgãos e instituições oficiais, como as próprias agências do INSS e bancos;
- Entidades públicas que possuem certificação com o consignado feito por biometria;
- Além da perícia-médica e atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS);
- Cadastros em órgãos de trânsito ou segurança pública;
- Atualização no CadÚnico;
- Emissão de carteira de trabalho, RG e CNH;
- Ademais, a declaração do imposto de renda;
- E por fim, votações nas eleições.
É válido ressaltar que o cruzamento de dados abrange inúmeras formas do INSS assegurar se a pessoa está viva, no intuito de permanecer o benefício. No entanto, esses listados acima são alguns métodos que o instituto utiliza para a análise da Prova de Vida.
Leia mais: Apostas da Mega da Virada: Como os Bolões Podem Aumentar Suas Chances- Confira!
O que pode acontecer se não fizer a Prova de Vida?
Primeiramente, a Prova de Vida deve acontece no mês de nascimento do beneficiário, ou seja, agora em dezembro muitas pessoas têm a obrigação de fazer a prova.
Portanto, a partir dessa data, o instituto tem até 10 meses para comprovar a existência da pessoa, mas caso o INSS não consiga reunir informações precisas, o beneficiário tem até 60 dias para comprovação.
Leia mais: Prova de Vida INSS: Saiu Lista de Quem Precisa Fazer em Dezembro! Confira mais informação
Entretanto, se ainda assim o INSS decidir que a pessoa não está viva de acordo com informações insuficientes, acontecerá uma busca automática. Portanto, os contatos e endereços da pessoa devem estar atualizados, mas se ainda assim as informações forem irrisórias, um comunicado será emitido ao segurado.
E a partir disso, a pessoa terá o prazo de 30 dias para comparecer presencialmente em uma das agências do INSS. Mas caso a pessoa não dê sinal de vida, o benefício será suspenso por seis meses, e depois, irá acabar de vez.
Portanto, se você recebe aposentadoria, pensão por morte e benefício por incapacidade, por exemplo, fique atento(a) à Prova de Vida do INSS 2023. Inclusive, você mesmo pode comparecer à uma agência, ligar na Central 135 e acessar Meu INSS para fazer sua Prova de Vida, evitar o pente fino e assegurar seu benefício.
Leia mais: Novo Cartão Benefício INSS: 11 Privilégios Exclusivos para Aposentados – Confira Agora!
Gostou das informações? Então corre para realizar a sua Prova e continue nos acompanhando para saber todas as informações que envolvem o INSS.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!