Atenção MEIs! Governo Emite Alerta: Novos Golpes no Fim do Ano – Previna-se!
Evite ser mais um MEI prejudicado por golpistas, veja o que fazer.
O fim do ano é uma época propensa a um aumento nos casos de atividades fraudulentas direcionadas aos Microempreendedores Individuais (MEI), alerta o Ministério do Empreendedorismo. Por isso, o órgão divulgou, no dia 23 de dezembro de 2023, uma série de diretrizes para evitar cair em fraudes relacionadas a essa categoria empresarial.
Quais são as principais armadilhas e como evitar?

Primeiramente, o governo sugere que os pequenos empresários não hesitem em registrar um Boletim de Ocorrência em uma delegacia caso identifiquem qualquer indício de golpe. Além disso, coletar a maior quantidade possível de evidências e apresentá-las às autoridades é a ação recomendada para contribuir efetivamente com o processo investigativo.
Leia mais: Reajuste Anual do Salário Mínimo em 2024: Veja Valores Aqui!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA pelo WhatsApp
O que fazer para não ser vítima de fraudes?
Dentre a série de orientações divulgadas pelo ministério, destacam-se algumas práticas indispensáveis como:
- Manter a formalização do MEI apenas através do Portal do Empreendedor, o único canal oficial para essa finalidade, e sem cobrança de taxas;
- Ignorar qualquer cobrança de taxas via e-mail, correio, SMS, WhatsApp ou outra plataforma de chat. A guia mensal DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) deve ser emitida somente no portal ou no aplicativo oficial do microempreendedor individual;
- Desconfiar de propostas de empréstimos com taxas menores veiculadas pelo WhatsApp, SMS ou redes sociais. Também é importante lembrar que a filiação a entidades ou sindicatos não é necessário para atuar na categoria MEI.
Leia mais: Bolsa Família 2024: Cadastre-se Agora Mesmo Online – Confira o Passo a Passo!
Como funciona o MEI?
De acordo com informações recentes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o Brasil registrava 11,6 milhões de Microempreendedores Individuais (MEIs) em novembro de 2023. O MEI tem a capacidade de estabelecer seu próprio Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e, assim, representar sua própria empresa.
Além disso, beneficia-se de uma carga tributária mais baixa em comparação com a atuação como pessoa física, contribuindo com um montante mensal fixo na ordem de R$ 60 e tem acesso a direitos trabalhistas.
Leia mais: Superstições mais comuns de Ano Novo – Veja aqui
Existem ainda algumas outras condições e critérios para atuar como MEI, incluindo a exigência de ter mais de 18 anos, bem como, um faturamento anual limitado a R$ 81.000, a não associação a outra empresa como sócio ou titular e a possibilidade de contratar apenas um funcionário em seu negócio.
Ao seguir todas essas orientações e regras, o empreendedor individual pode usufruir de todas as vantagens e benefícios previstos para a categoria MEI, evitando armadilhas e fraudes que, infelizmente, são comuns, especialmente no final do ano.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!