INSS Anuncia Pagamento Extra de R$ 84.720 para Aposentados e Pensionistas – Confira!
INSS divulga mais um recurso de benefício extra para aposentados e pensionistas. Confira como vai funcionar!
Muita atenção aposentados e pensionistas! O INSS possui uma ótima notícia para todos, estamos falando sobre os chamados pagamentos extras dos precatórios. Nesse sentido, é extremamente importante que você confira se pode receber ou não.
É mais do que necessário prestar bastante atenção em todos os passos e dicas valiosas que abordaremos neste material, portanto, anote e estude os processos.
Ficou na curiosidade de saber todos os detalhes sobre o pagamento extra do INSS para beneficiários? Prossiga com o artigo a seguir e fique a par de tudo, sem que haja nenhum tipo de dúvidas aparentes em sua cabeça.
O que são precatórios?
São basicamente ordens judiciais para que o governo do país insira dentro do orçamento uma quantia específica a ser paga para todos que conquistaram demandas contra o Poder Público, ou seja, se caso um aposentado porventura reconhecesse perante a Justiça um valor a ele devido, apesar da decisão conclusiva, ele só recebe quando há orçamento suficiente. Geralmente, o pagamento de precatórios ocorre uma ou duas vezes por ano.
Leia mais: Precatórios do INSS veja agora quando vai estar liberado para os idosos! Confira
Querendo ou não, isso se torna um pagamento extra que passa a beneficiar diversos aposentados e pensionistas, além de outros beneficiários que também podem fazer a consulta para saber se há valores para resgatar.
Tendo isso em vista, os detalhes sobre como cada beneficiário pode fazer a consulta do pagamento extra, será a próxima explicação que iremos ver com muita calma a seguir para que tudo fique muito bem claro e simplório.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Como consultar os precatórios do INSS?
A maioria das pessoas que não conhecem a fundo o precatório, podem achar que é um processo complicado de se fazer. No entanto, podemos concluir que é exatamente o contrário, pois a consulta pode ser realizada rapidamente em questão de minutos apenas.
Para saber se você tem direito ou não ao benefício, basta acessar o site de cada TRF e inserir os dados de identificação. Cada região engloba determinados estados e o beneficiário precisa acessar quela correspondente ao estado onde abriu o processo.
A única exigência necessária para o processo é o acesso à internet, todas as regiões do TRF disponibilizam a opção de consultas em portais. Através de cada um deles, você possui a liberdade de analisar dados ligados ao seu respectivo precatório federal, municipal ou estadual.
Passo a passo da consulta do precatório do INSS
Para a consulta do precatório, o interessado deve entrar no site do Tribunal de Justiça do seu estado. Estando com o seu documento, explore o menu. Posteriormente, procure a aba que dá acesso para a página dos precatórios.
Leia mais: Pagamentos do INSS de Fevereiro COMEÇAM essa SEMANA! Veja DATAS de PAGAMENTO
Após localizar a aba citada, preencha todos os dados exigidos pelo Tribunal, é necessário o nome completo e também o número de CPF do beneficiário. Assim sendo, verifique a atual situação do seu precatório.
Também há como fazer a verificação a respeito de qual banco o valor ficará disponível, consultando a sua atual posição na fila de pagamentos, assim como a presente situação de todo o seu processo.
- TRF da 1ª Região: sede em Brasília, com jurisdição no Distrito Federal, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Bahia, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Amapá;
- TRF da 2ª Região: sede no Rio de Janeiro, com jurisdição no Rio de Janeiro e Espírito Santo;
- TRF da 3ª Região: sede em São Paulo, com jurisdição em São Paulo e Mato Grosso do Sul;
- TRF da 4ª Região: sede no Rio Grande do Sul, com jurisdição no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina;
- TRF da 5ª Região: sede em Pernambuco, com jurisdição em Pernambuco, Ceará, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte e Paraíba.
Valores dos precatórios
É de suma importância destacar que os precatórios do INSS se refere a débitos judiciais acima de 60 salários mínimos, ou seja, cerca de R$84.720,00. O pagamento do recurso acontece de maneira anual para todos.
Os fundos foram disponibilizados no ano passado, em outras palavras, o montante que não foi pago anteriormente, que será finalmente quitado, o mesmo processo vale para os deste ano de 2024.
Veja Também: Bancos pagarão uma fortuna para quem teve conta poupança!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!