Nova Lei do Farol: Confira as Mudanças e Como Evitar Multas no Trânsito

Confira as mais recentes mudanças na lei de trânsito sobre a questão do farol nas estradas! Entenda os detalhes.

0

Manter o farol baixo ligado, mesmo durante o dia, já se tornou um hábito para muitos motoristas brasileiros. É importante ressaltar que desde 2016 essa prática se tornou obrigatória para reforçar a segurança dos condutores nas estradas. Entenda o que mudou na lei para não ter problemas a seguir!

Alterações na Legislação: Entenda o que Mudou

Nova Lei do Farol: Confira as Mudanças e Como Evitar Multas no Trânsito
Nova Lei do Farol: Confira as Mudanças e Como Evitar Multas no Trânsito (Fonte: Reprodução Google).

A legislação passou por mudanças em 2021. A Lei 14.071/2020 trouxe consigo diversas alterações no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), incluindo novas normas para o uso do farol baixo.

Leia mais: Precatórios Liberados: Aposentados e Pensionistas do INSS Podem Sacar R$84.720 – Veja Então os Detalhes!

Novas Regras para o Uso do Farol Baixo

De acordo com a lei, veículos equipados com DRL não precisam mais acender o farol baixo durante o dia. Mas o que é o DRL? São as luzes de rodagem diurna, que deixam o veículo visível durante o dia mesmo com o farol baixo apagado. Esse equipamento já é item de série em muitos carros novos.

Para os veículos sem DRL, a regra anterior continua válida, porém apenas em rodovias de pista simples e afastadas de perímetros urbanos. Em rodovias de pista dupla com divisão entre cada sentido, o farol baixo ligado durante o dia não é mais obrigatório.

Pistas Simples e Pistas Duplas: Entenda a Diferença

Pistas simples são aquelas identificadas pela separação das faixas. A linha amarela indica fluxo oposto de veículos, enquanto a branca indica tráfego no mesmo sentido.

Essa linha pode ser contínua, indicando ultrapassagem proibida, ou segmentada nos locais onde a ultrapassagem é permitida.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Multa por Descumprimento das Normas

Segundo o Artigo 250 do CTB, o descumprimento das normas é considerado infração média de trânsito, sujeita a multa de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira (CNH).

Antes de pegar a estrada, é importante verificar se todas as luzes do veículo estão funcionando corretamente. Utilizar apenas o farol alto à noite para tentar “esconder” o farol baixo queimado não livra o condutor de multa em caso de fiscalização.

Outra dica aos motoristas:

O cadastro no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) já está disponível. Este novo programa, como já destacado anteriormente, entrará em vigor a partir do dia 13 de outubro e oferecerá vantagens aos motoristas que não infringiram nenhuma norma de trânsito nos últimos 12 meses.

Leia mais: Contatos apagados do Whatsapp? Aprenda Então a Recuperar com nosso Passo a passo

Este cadastro foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) a pedido do Ministério da Infraestrutura e já estava previsto no Código de Trânsito Brasileiro desde abril de 2021. O programa contará com “recompensas” que podem incluir benefícios fiscais e tributários.

Entre as vantagens, destaca-se a possibilidade de redução de taxas no aluguel de veículos e/ou contratação de seguros.

Além disso, espera-se, mesmo sem prazo definido, descontos em estacionamentos e pedágios. Até o momento, não há uma lista completa de todos os benefícios disponíveis.

É importante ressaltar que serão as entidades de trânsito estaduais que determinarão quais serão as vantagens oferecidas aos “bons motoristas”.

Conforme destacou o secretário Nacional de Trânsito, Frederico de Moura Carneiro: “Cada uma delas terá a autonomia para decidir qual benefício será concedido ao motorista”.

Como Participar do Programa?

Inicialmente, os interessados devem conceder autorização para o uso público de seus dados (nome completo e CPF).

A inscrição pode ser realizada através do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou acessando o Portal de Serviços do Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).

Leia mais: Serasa acusada de vazamento de dados e terá que pagar indenização – Veja então quem terá direito

É importante ressaltar que o condutor pode perder o acesso ao programa se tiver sua CNH cassada ou vencida por mais de 30 dias, cometer infrações de trânsito ou estar cumprindo pena privativa de liberdade.

Conforme informado pelo Senatran, a lista de motoristas aprovados para participar será atualizada mensalmente, sempre no oitavo dia útil.

Veja Também: FIM das DÍVIDAS para APOSENTADOS e PENSIONISTAS do INSS

FIM das DÍVIDAS para APOSENTADOS e PENSINISTAS do INSS – PAZ na VIDA FINANCEIRA (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.