IA Revela Fatores de Risco para Alzheimer 7 Anos Antes: Uma Revolução na Prevenção!

Descubra como a inteligência artificial identificou precocemente fatores de risco para o Alzheimer em estudo recente.

0

Não é novidade para ninguém que a Inteligência Artificial está avançando cada vez mais. Porém, seus avanços não se limitam ao campo da tecnologia, mas também da Medicina. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, conseguiram identificar padrões e uma série de fatores que caracterizam o risco de Alzheimer.

A IA revela fatores de risco para Alzheimer, e entre eles estão: idade, histórico familiar e genética. Essa Inteligência Artificial consegue identificar a predisposição para a doença com até sete anos de antecedência.

As descobertas foram publicadas na revista científica Nature Aging, em fevereiro. Quer saber mais sobre os novos avanços da IA? Confira esse artigo!

CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp.

O uso da IA na identificação

IA Revela Fatores de Risco para Alzheimer 7 Anos Antes: Uma Revolução na Prevenção! (Fonte: Pexels)
IA Revela Fatores de Risco para Alzheimer 7 Anos Antes: Uma Revolução na Prevenção! (Fonte: Pexels)

A pesquisa empregou a inteligência artificial para examinar informações de mais de 5 milhões de indivíduos, extraídas de um banco de dados clínico, visando identificar condições concomitantes em pacientes diagnosticados com Alzheimer.

Os cientistas utilizaram uma forma de inteligência artificial conhecida como aprendizado de máquina, na qual algoritmos analisam extensos conjuntos de dados para obter insights e fazer previsões.

Dessa maneira, a inteligência artificial revelou uma série de fatores de risco precoce para a doença de Alzheimer, tanto em homens quanto em mulheres. Entre esses fatores, destacam-se pressão arterial elevada, níveis elevados de colesterol e deficiência de vitamina D, de acordo com os achados do estudo.

Leia Mais: Descubra os 3 alimentos que podem prolongar sua vida, revela estudo!

IA revela Fatores de Risco para Alzheimer

A utilização da IA na pesquisa sobre os fatores de risco para o mal de Alzheimer revelou que é possível identificar indivíduos propensos a desenvolver a doença. A precisão da IA é de aproximadamente 72%, um percentual considerável.

Fatores de risco específicos foram identificados para cada gênero. Para os homens, condições como disfunção erétil e aumento da próstata foram associadas ao risco de Alzheimer. Enquanto isso, para as mulheres, a osteoporose foi destacada como um fator de risco.

Essas descobertas reforçam estudos anteriores que já sugeriam uma ligação entre essas condições e o Alzheimer. Por exemplo, uma pesquisa recente publicada na revista Neurology mostrou que o Viagra, medicamento para disfunção erétil, pode ter efeitos preventivos contra o Alzheimer em homens.

Leia Mais: STF Marca Nova Data para Julgamento da Revisão da Vida Toda: Fique por Dentro!

IA pode Auxiliar na Prevenção do Alzheimer

Alice S. Tang, autora principal do estudo, expressou sua esperança de que essas descobertas auxiliem os médicos na identificação precoce de fatores de risco em seus pacientes, permitindo uma abordagem preventiva mais eficaz.

Leia Mais: O que é ano bissexto? Por que tem o dia 29 de fevereiro em 2024?

Veja também: AGORA SIM INSS já LIBEROU novos VALORES! LIBERADO novo EMPRÉSTIMO CONSIGNADO para o BPC

AGORA SIM INSS já LIBEROU novos VALORES! LIBERADO novo EMPRÉSTIMO CONSIGNADO para o BPC LOAS Confira (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal no YouTube e assista.