URGENTE: INSS planeja substituir perícia por atestado online para concessão de “auxílio-doença” – Saiba mais!
Deseja estar a par dessas mudanças ligadas ao atestado online do auxílio-doença? Então permaneça conosco para que você possa compreender sobre absolutamente tudo!
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está cada vez mais procurando implementar novos caminhos. Tanto para facilitar a vida dos funcionários quanto dos próprios beneficiários que dependem do serviço.
Nesse sentido, o INSS planeja substituir a perícia médica presencial por atestado online em todas as solicitações de concessão do benefício por auxílio-doença (benefício por incapacidade temporária).
Deseja estar a par dessas mudanças ligadas ao atestado online do auxílio-doença? Então permaneça conosco para que você possa compreender sobre absolutamente tudo!
Detalhes sobre a mudança

O INSS planeja aumentar de forma significativa a utilização do Atestmed, a ferramenta que substitui a perícia pela análise documental, em situações de benefício de breve duração, mais precisamente de até 180 dias.
Leia mais: INSS: Conheça as Novas Regras para Aposentadoria por Invalidez em 2024!
Recentemente, o órgão revelou que, apenas em 2023, aproximadamente 627.620 benefícios por incapacidade temporária foram concedidos por meio do Atestmed em todo o Brasil. Posteriormente, foi detectado a maior quantidade de concessões com 113.498 solicitações.
Além disso, a alteração no método de análise para o benefício em particular foi oficializada por Alessandro Stefanutto, presidente do INSS. O anúncio foi feito em uma entrevista publicada na terça-feira, dia 5.
“Agora nós vamos começar a avançar na utilização total do Atestmed. Nós atingimos o uso médio de 45% e eu quero chegar a 100%… O prazo que eu pactuei foi até 30 de abril, mas eu vou antecipar”, disse Stefanutto.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp.
Uso do Atestmed
O uso do Atestmed começou no decorrer da pandemia, no entanto, o mesmo passou por uma relevante mudança feita pelo próprio INSS, que o relançou em julho de 2023.
“Os benefícios liberados via Atestmed, que diz respeito ao auxílio-doença, e na maioria das vezes, não é de alta complexidade, contribuem para que os médicos peritos examinem os casos de alta complexidade. O Atestmed não é inimigo do perito, é um aliado e beneficia todos os brasileiros”, afirmou Stefanutto.
Leia mais: Polêmica medida de Milei causa alvoroço e abre crise política na Argentina
Vantagens da utilização do sistema
O presidente do INSS destacou que o uso da tecnologia diminui o “custo atraso” em situações normais. De acordo com o representante, o uso do Atestmed criou uma economia de R$ 1 bilhão durante o ano passado.
Leia mais: Antecipação do 13º Salário em 2024: Governo Finalmente se Pronuncia – Saiba Mais!
Nessa mesma linha, o Ministério da Previdência Social calcula que para 2024 haverá uma economia de R$ 5,6 bilhões com o uso do recurso, ou seja, podemos esperar ainda mais avanços que fará com que tudo se torne mais simples para todos.
“O importante é gerar economia pelo esforço fiscal inteligente: atender melhor as pessoas e gastar menos. O Atestmed demonstrou ser uma ferramenta que entregou mais rápido o benefício e custando menos. A gente não pode fazer esforço fiscal tirando direitos”, concluiu o presidente em sua fala.
Veja Também: SAIU NOVA LEI do CPF BLOQUEIO de CONTAS e CANCELAMENTO das APOSENTADORIAS e PENSÕES
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!