Estudo Mostra Queda Significativa da Fome no Brasil!
Novo estudo mostra queda no número de pessoas que passam Fome no Brasil. Veja mais detalhes sobre essa iniciativa aqui!
Através de um estudo realizado pelo Instituto Fome Zero (IFZ) divulgado na última segunda-feira, dia 11 de março, foi possível analisar que aproximadamente 13 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil nos anos de 2022 e 2023. Veja mais detalhes sobre essa iniciativa aqui!
Estudo aponta queda da Fome no Brasil

De acordo com o estudo feito, durante o primeiro semestre de 2022, 33 milhões de pessoas estavam dentro da zona da fome no país, assim, no final do mesmo ano, o número de pessoas caiu para 28 milhões. Em 2023, durante o primeiro ano do governo do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o número caiu mais uma vez para 20 milhões.
De acordo com o IFZ, outras 20 milhões de pessoas deixaram de enfrentar insegurança alimentar moderada em um período de dois anos. No início de 2022, esse grupo totalizava 65 milhões, mas até o final de 2023, reduziu-se para 45 milhões.
Em um período de dois anos, a população afetada pela insegurança alimentar grave e moderada no Brasil reduziu-se em 30%. Segundo o IFZ, a taxa de insegurança alimentar havia aumentado de 20,6% para 32,8% entre 2018 e 2021. Desde então, houve uma queda e chegou a 28,9% em 2023.
É crucial destacar que a estimativa apresentada no estudo é preliminar e deve ser considerada como uma análise do cenário atual da insegurança alimentar no Brasil, juntamente com seus indicadores macroeconômicos. Os indicadores sugerem uma estabilidade nos fatores que determinam a insegurança alimentar, indicando um possível início de redução na prevalência desse problema.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Fome no Brasil
O estudo foi encomendado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) e comparou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Leia Mais: Pagamento Extra de R$ 20.700 Liberado pelo INSS para Aposentados e Pensionistas – Entenda como sacar
Segundo o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, o Bolsa Família não é apenas uma transferência de renda, mas sim uma política que impacta diretamente na vida das pessoas.
Ele afirma: “Com o novo Bolsa Família, adotamos um modelo de transferência de renda que considera o tamanho e a composição familiar. Em famílias com crianças, o valor per capita é maior. Como resultado, as pessoas estão recuperando o acesso a alimentos de qualidade.”
Em 2023, Lula lançou o programa Brasil Sem Fome, com o objetivo de retirar o país do Mapa da Fome até 2030 e reduzir para menos de 5% o percentual de domicílios em situação de insegurança alimentar grave.
Veja Também: APROVADO em 2024: NOVOS DIREITOS dos IDOSOS + Direitos + VANTAGENS e Benefícios
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!