INSS: Veja as Mudanças nas Regras de Prorrogação do Benefício por Incapacidade
O INSS está investindo pesado em mudanças nas regras de prorrogação do benefício por incapacidade
Para os muitos brasileiros que dependem de assistência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devido a incapacidades temporárias, novas regras foram estabelecidas aumentando a facilidade e eficiência no processo de prorrogação desses benefícios. Com as atualizações, os beneficiários agora têm maneiras mais simplificadas e garantias adicionais para estenderem o recebimento do seu auxílio, fundamental para sua subsistência durante períodos de recuperação.
O processo de prorrogação do auxílio por incapacidade experimentou transformações significativas. Antes, apesar de possível, estender o benefício era um processo burocrático que podia terminar com o beneficiário desamparado devido a demoras no agendamento da perícia médica. A nova reformulação visou eliminar essas dificuldades e fazer com que o suporte continue sem interrupções indesejadas.
O que mudou nas políticas de prorrogação do benefício por incapacidade?

Segundo as novas diretrizes, é possível agora ao segurado requisitar a extensão do benefício nos últimos 15 dias de seu término programado. Isso confere um intervalo de segurança ao beneficiário, que pode ter o auxílio prorrogado automaticamente por mais 30 dias caso a perícia médica não seja realizada dentro de um mês após a solicitação. A iniciativa busca prevenir qualquer hiato na assistência durante a espera pela avaliação médico-pericial.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Como é a perícia agendada atualmente?
Quando o pedido de prorrogação é realizado e a perícia é agendada para uma data dentro de 30 dias, o processo é ajustado para que a avaliação ocorra antes do fim do benefício vigente. Essa integração assegura que o segurado não fique sem recursos até que sua condição de saúde seja reavaliada e que a continuidade do suporte seja assegurada sem complicações ou atrasos.
Quais os passos para solicitar a prorrogação do benefício?
- Acesse digitalmente pelo site ou app Meu INSS, facilitando o processo sem necessidade de saídas desnecessárias.
- Para quem preferir o contato físico ou precisar de assistência mais personalizada, é possível fazer o pedido diretamente em qualquer agência do INSS.
- Esteja atento aos prazos de solicitação para evitar a descontinuidade do seu benefício.
As atualizações recentes promovidas pelo INSS e pelo Ministério da Previdência refletem um esforço contínuo em melhorar o atendimento e garantir que os direitos dos segurados sejam respeitados, especialmente em tempos de vulnerabilidade. Manter-se informado sobre essas mudanças é essencial para qualquer beneficiário. Visite regularmente o portal do INSS e use seus recursos para qualquer atualização ou dúvida.
Leia mais: Alerta! Inflação de alimentos sobe em 2024! Saiba se o pesadelo tem fim?
Veja Também: SUSPENSÃO DE CONSIGNADOS
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!