ACABA DE SAIR no Diário Oficial as NOVAS DATAS de pagamento do 13º salário INSS – Confira aqui as últimas notícias

13º salário do INSS com datas definidas para pagamento do abono! Veja a seguir quando você vai receber antecipado.

0

Finalmente acaba sair o decreto de antecipação do pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O decreto entrou na DOU (Diário Oficial da União) nesta quarta-feira.

A antecipação vai ajudar muitas famílias a quitar uma conta, ter um mês mais farto, e até mesmo investir em algo. Veja a seguir detalhes das novas datas de pagamento do 13º salário antecipado!

Quando será pago o 13 dos aposentados em 2024 do INSS?

Para a alegria de muitos beneficiários do INSS, o 13º salário está finalmente sendo antecipado para o primeiro semestre do ano! Assim, a primeira parcela do abono natalino cai a partir do dia 24 de abril.

Por mais uma vez o governo opta pela antecipação para estimular o crescimento da economia, após ela ter estagnado no segundo semestre do ano passado. Esta é a quinta vez desde 2020 que a gratificação natalina vem sendo antecipada para o primeiro semestre do ano.

Leia mais: Até Onde Investir para não Depender do INSS para se Aposentar? Confira nossas dicas

A segunda parcela do abono, inclusive, passa a ser paga em maio, conforme o calendário de pagamento mensal dos salários benefícios do INSS, que você pode conferir acima. Quem recebe até um salário mínimo, recebe os pagamentos primeiros, como é de costume.

Em seguida, recebem os que ganham acima do salário mínimo. Para consultar a sua data de recebimento, considere apenas o número final do benefício, excluindo o dígito verificador, por exemplo, imagine que o número no seu cartão benefício é 123.456.789-0, então o número a se considerar é 9.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Saiu a antecipação do 13º salário do INSS! Veja as datas de pagamento a seguir.
Saiu a antecipação do 13º salário do INSS! Veja as datas de pagamento a seguir. (Fonte: Edição / Jornal JF)

Quem tem direito ao 13º salário do INSS?

O pagamento do benefício é assegurado pela legislação, como um direito de todos os segurados da Previdência Social que recebem benefícios como: auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria (todas as modalidades) e auxílio-reclusão.

Leia mais: Lei que Simplifica Processo de Cidadania Espanhola tem Prazo Renovado

Da mesma forma, o pagamento da gratificação natalina está reservada também para beneficiários da Pensão Por Morte. Porém, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) e da Renda Mensal Vitalícia não recebem o abono natalino em conta.

Como funciona o pagamento?

Os pagamentos do 13º salário caem em duas parcelas, considerando o mês em que o beneficiário começou a receber os pagamentos da autarquia. Ou seja, o beneficiário que iniciou o ano já aposentado, receberá o valor integral, sendo ele uma parcela de 50%, e o restante da segunda.

Leia mais: Confira o Calendário Oficial: Décimo Terceiro Salário dos Aposentados será Pago em Março? Descubra agora

No entanto, quem começou a receber os pagamentos do INSS em fevereiro, o pagamento do 13º salário será proporcional ao número de meses que o beneficiário receberá o abono. A segunda parcela do abono sempre caí com os descontos do Imposto de Renda, para os beneficiários que precisam pagar o imposto.

Por fim, para consultar o valor do benefício a receber, basta acessar o site ou app Meu INSS, ou entrar em contato com a Central Telefônica do instituto através do número 135.

Veja Também: 1ª parcela do 13º salário já tem data confirmada para cair na conta dos beneficiários! Confira.

INSS MUDA o CALENDÁRIO de PAGAMENTO 13 SALÁRIO ANTECIPADO dos APOSENTADOS (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista