ALERTA: Como Agir Quando Robôs do INSS Negam seu Benefício – Confira!

Confira agora mesmo o que fazer se seu benefício for negado pela inteligência artificial do INSS.

0

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está em constante atualização dos seus procedimento, em busca de modernidade e eficácia. E uma das atualizações em seu sistema que tem dado o que falar, foi a implementação de inteligência artificial para analisar benefícios de aposentadoria e pensões.

A medida é uma clara resposta a crescente demanda das filas de espera do instituto. Todavia, após uma auditoria realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU), constatou-se que ao menos seis em cada dez pedidos de benefício analisados pelos robôs do INSS são indeferidos.

O que significa que as chances de você ter o seu benefício negado pela IA do Instituto são grandes. Mas, caso isso aconteça, reunimos informações a respeito de como você pode contornar essa decisão, confira a seguir!

Robôs do INSS negam seis em cada dez pedidos de benefício

Saiba como evitar os robôs do INSS.
Saiba como evitar os robôs do INSS. (Fonte: Edição/Notícia de Última Hora)

Então, como você viu acima, 6 a cada 10 pedidos de concessão de benefício previdenciário, são negados pelos robôs do INSS. Os dados vêm de requerimentos feitos no ano passado, e indicam um claro aumento em relação aos dados de 41% de pedidos negados, registrados em 2021.

Leia mais: Casa de Graça do Governo: Onde dar entrada para conseguir?

Ainda segundo o CGU, o aumento no número de pedidos negados automaticamente, de pensão, aposentadoria e outros benefícios, foi realmente significativo. Sendo assim, o relatório ainda alerta que o cenário tem como consequência potencial o aumento no número de recursos feitos ao Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS), além dos acionamentos feitos à Justiça.

Nesse sentido, mais de 1,65 milhão de segurados estão na fila do Conselho de Recursos da Previdência Social-CRPS. Em maio a fila estava em 1 milhão de pedidos. Somadas as duas filas — pedidos iniciais para reconhecimento de direito a benefícios e os recursos — são 3,28 milhões de pessoas à espera de uma resposta do INSS.

Leia mais: Conta de Luz Gratuita para Idosos: Saiba agora como Solicitar e Entenda os Pré-requisitos

Além disso, a CGU aconselhou a adoção de melhorias na IA do Instituto, bem como na orientações sobre como os segurados podem fazer os requerimentos de maneira correta.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA pelo WhatsApp

O que fazer caso o INSS negue o seu pedido 

Por fim, após ter sido procurado para esclarecimentos, o INSS informou que somente 37% dos pedidos feitos pelos beneficiários são feitos pela ferramenta de inteligência artificial. 

Assim, segundo Ailton Nunes, diretor de Tecnologia da Informação do instituto, ainda que haja avanço tecnológico no instituto, existem pedidos mais complexos que a IA não consegue decidir, e os mesmos passam por servidores especializados.

Leia mais: Quem é MEI poderá receber Bolsa Família? Confira as últimas notícias

“O que é importante e deve ser ressaltado: o INSS continua concedendo e negando benefícios na mesma proporção de sempre. Desde 2021, o INSS concede, em média, 52% dos pedidos. E nega os outros 48%. Isso não mudou. A única diferença é que, agora, quem nega a maior parte dos pedidos (66% dos indeferimentos, em média), é o robô” justificou.

Por isso, caso um pedido seu de concessão de benefício previdenciário tenha sido negado por erro ou falta de documentos. Você tem apenas algumas opções para recorrer à decisão, são elas:

  • aceitar a decisão;
  • apresentar um recurso administrativo;
  • entrar com uma ação judicial contra o instituto.

Leia mais: Novos pagamentos Extras em novembro: Entenda quem terá direito

Veja Também:

VITÓRIA: A MAIOR VITÓRIA para os APOSENTADOS e PENSIONISTAS – CHEGOU o GRANDE DIA! (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.