Alho: O PODEROSO Medicamento Natural que Previne Doenças GRAVES
O alho pode oferecer inúmeros benefícios para todos. Confira alguns agora!
Com sua origem asiática e pertencendo à família que engloba a cebola e o alho-poró, o alho é mais do que um simples tempero para os pratos do dia a dia. Este pequeno, porém potente, ingrediente é um verdadeiro arsenal de benefícios para a saúde, especialmente no que diz respeito à proteção cardiovascular e ao controle glicêmico.
Além de condimento essencial na cozinha, suas propriedades vão muito além de apenas realçar sabores. Os estudos recentes, destacados em publicações de peso como a revista Nutrients, revelam que o alho possui componentes favoráveis no manejo de crises hipertensivas e na gestão dos níveis de colesterol.
O que a ciência diz sobre os benefícios do alho?

Uma revisão abrangente realizada por cientistas chineses, que analisaram mais de dois mil estudos, destaca o grande potencial do alho na modulação dos níveis de insulina e sua consequente influência no controle da glicemia. Esse impacto direto pode ser um aliado vital na prevenção do diabetes tipo 2, uma preocupação crescente na saúde pública global.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Como o alho atua na saúde cardiovascular?
De acordo com a pesquisa, os compostos organossulfurados do alho, como ajoeno, alicina e aliina, desempenham um papel chave. Eles não apenas reduzem o LDL, conhecido como colesterol “ruim”, mas também contribuem para o aumento do HDL, o colesterol “bom”. Esse balanço favorece a prevenção de aterosclerose e outros problemas vasculares severos.
Qual é a melhor forma de consumir alho?
Giuliana Modenezi, nutricionista do Espaço Einstein Esporte e Reabilitação, ressalta que a ingestão de alho deve estar integrada a uma dieta equilibrada. Seu consumo é mais vantajoso de forma crua ou adicionado ao final do cozimento das receitas, para preservar suas propriedades benéficas. Apesar de ser poderoso, o sabor acentuado do alho crú não agrada a todos, por isso, pode ser suavizado quando assado ou utilizado em pequenas quantidades em molhos e refogados.
Leia mais: Desafio No Congresso! Relações Parlamentares São Desafiam Governo Lula. – Diário de Notícias
Modenezi também adverte sobre o uso de cápsulas de alho: estas só devem ser consumidas sob orientação, devido aos riscos associados a interações medicamentosas e condições específicas como lactação.
Leia mais: EMPRÉSTIMO DE R$ 15 MIL: Saiba como solicitar e pagar em até 24 meses!
O alho, com suas propriedades enzimáticas e prebióticas, não só favorece a saúde cardiovascular como fortalece a microbiota intestinal. Isso reforça não apenas nossa imunidade, mas também pode melhorar o humor e o bem-estar geral. Integrar o alho na alimentação diária pode ser uma manobra simples para grande benefício à saúde, mas como em tudo na vida, o equilíbrio é chave.
Veja Também: VITÓRIA DOS APOSENTADOS
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!