Aposentar Pelo INSS Ficará Mais Difícil Em 2024? Confira Mudanças
Veja aqui quais as mudanças na pontuação de aposentadorias do INSS em 2024!
A reforma da Previdência, implementada para harmonizar as contribuições e os pagamentos de aposentadoria, está influenciando diretamente a extensão da carreira de vários trabalhadores.
Agora, há necessidade de permanecer em atividade por um período mais prolongado antes de iniciar o recebimento dos benefícios.
A partir do ano de 2024, algumas dessas restrições serão intensificadas, sinalizando uma fase mais desafiadora para quem busca a aposentadoria. Confira a seguir quase são as mudanças!
Como funciona a aposentadoria hoje?

Atualmente, a norma geral do INSS estabelece que as mulheres podem requerer a aposentadoria a partir dos 62 anos, com um mínimo de 15 anos de contribuição.
Leia mais: Lista Revelada: Famílias Perdem Auxílios com Suspensão do Governo – Confira os Afetados
Já os homens têm a opção de solicitar a aposentadoria a partir dos 65 anos, necessitando de um tempo mínimo de contribuição de 20 anos.
Quais as mudanças na aposentadoria em 2024?
Entre as alterações programadas para o ano de 2024, destaca-se o aumento da idade mínima para a requisição da aposentadoria em circunstâncias específicas.
Para as mulheres, a idade estipulada atinge os 58 anos e 6 meses, ao passo que os homens precisarão atingir os 63 anos e 6 meses.
Leia mais: INSS Libera Benefício Extra de R$ 1973 para Aposentados e Pensionistas – Aprenda a Receber!
Além disso, o tempo de contribuição também experimentará um incremento, elevando-se para 30 anos no caso das mulheres e 35 anos no caso dos homens.
Entretanto, para aqueles que começaram a contribuir antes da reforma da Previdência, em 2019, foram implementadas regras de transição, que gradativamente tornam-se mais exigentes a cada ano. Isso porquê a pontuação na regra de transição vem alterada.+
Veja abaixo como ficou a nova regra de pontuação em 2024:
- Para Homens: 35 anos de contribuição e 101 pontos até 2024; Aumenta em +1 ponto a cada ano, até um máximo de 105 pontos.
- Para Mulheres: 30 anos de contribuição e 91 pontos até 2024. Aumenta em +1 ponto a cada ano, até um máximo de 100 pontos.
Importante observar: para usufruir dos benefícios da Aposentadoria por Pontos, é necessário ter cumprido o requisito mínimo de tempo de contribuição (35 anos (no caso dos homens). 30 anos (no caso das mulheres).
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA de Última Hora pelo WhatsApp
No contexto de 2024, uma outra alteração significativa relaciona-se à regra dos pontos, que considera a soma da idade do trabalhador com o tempo de contribuição.
Nesse sentido, a pontuação mínima será elevada para 101 pontos para os homens e 91 pontos para as mulheres. Essa elevação indica que a exigência de contribuição está se tornando ainda mais substancial do que anteriormente.
Como se preparar para essas mudanças?
Diante desse cenário, é crucial que os trabalhadores estabeleçam um planejamento eficaz. Ou seja, é necessário compreender quando será possível solicitar a aposentadoria, qual será o valor do benefício e se há algum problema documental que precisa ser solucionado antes dessa fase.
Uma preparação adequada evita transtornos ao solicitar a aposentadoria, tornando o processo mais tranquilo e prevenindo a necessidade de recorrer à judicialização.
Portanto, ao se informar e se preparar de maneira apropriada, é possível minimizar os impactos decorrentes dessas mudanças na Previdência Social.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!