Atenção, Aposentados! Prazo para Manter o Benefício do INSS Termina em Breve – Veja o Calendário

O INSS está convocando quem recebe BPC para atualizar seus dados, em uma grande operação que pode levar a suspensão de inúmeros pagamentos.

0

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está convocando quem recebe Benefício de Prestação Continuada (BPC) para atualizar seus dados, em uma grande operação que pode levar a suspensão de inúmeros pagamentos.

Apesar do foco no grupos BPC, outros beneficiários do INSS podem ser convocado para atualização cadastral também! A medida tem como objetivo garantir a precisão das informações e evitar fraudes, e por isso, exige que seus segurados com dados desatualizados procurem uma agência do INSS ou um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para regularizar sua situação.

Atualização

Como vimos acima, o INSS está convocando beneficiários do BPC para atualizar seus dados em uma mega operação, que faz parte do pente-fino do benefício anunciado pelo governo federal. No fim de julho, novas regras, mais rígidas foram publicadas para concessão e revisão do BPC.

De acordo com as normas, os que recebem o benefício e não tem inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) e não atualizaram o cadastro no INSS nos últimos quatro anos terão que atualizar os dados:

  • Em 45 dias, se morarem em uma cidade de até 50 mil habitantes;
  • Em 90 dias, se morarem em cidades maiores.

O CadÚnico é o principal sistema para integração de famílias de baixa renda em programas federais, como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica e o próprio BPC. Confira a seguir como atualizar sua inscrição ou fazê-la.

Como saber se preciso atualizar meu cadastro?

Descubra se precisa atualizar o cadastro do seu benefício do INSS. (Fonte: Sete Lagoas)

O instituto deixou à disposição a plataforma “Meu INSS”  para app ou site, para que as pessoas possam consultar se precisam inscrever ou atualizar o CadÚnico. Para a consulta, não é necessário login e senha: basta usar o número do CPF.

Se o CPF da pessoa informado precise atualizar o cadastro para manter o BPC, ela será orientada pela plataforma, no momento do acesso, a procurar pelo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do município.

Alerta contra golpes

Além de realizar a consulta por meio do sistema, o INSS deu início ao envio de notificações via “push” pelo app “Meu INSS” para os beneficiários do BPC que não estão inscritos no CadÚnico, desde o dia 1º de agosto.

O contato ocorre também através de envio de carta pelos Correios, pela rede bancária (no extrato do pagamento), por SMS ou ligação da central de atendimento, pelo número (11) 2135-0135.

Assim, fica o alerta: o INSS não pede dados nem biometria facial para os beneficiários do BPC. O instituto apenas encaminha a pessoa a comparecer ao CRAS.

“Os documentos deverão ser apresentados no CRAS e não a terceiros”, reforça a autarquia.

Além dos segurados do BPC, os beneficiários do benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) por longo período também estão sendo notificados.

Veja também: Lula fala sobre cortes de benefícios! Confira declaração do presidente

URGENTE: PRESIDENTE EMITE NOTA sobre quem terá o BENEFÍCIO CORTADO pelo INSS esse ANO! (Fonte: João Financeira TV)