Atenção: Como evitar fraudes ao ligar para a Central 135 do INSS?

Consultar o extrato de pagamento, esclarecer dúvidas, entre outras ações que são possíveis de realizar pela central de atendimento do INSS.

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Consultar o extrato de pagamento, esclarecer dúvidas, conhecer o valor do benefício previdenciário, abrir requerimentos, entre outras ações que são possíveis de realizar pela central de atendimento do INSS. Não importa o motivo da ligação, é necessário ficar atento para não cair em golpes que podem resultar na perda do benefício. Confira abaixo como evitar fraudes ao ligar para a Central 135 do INSS.

Como evitar fraudes ao ligar para o INSS

Descubra como evitar fraudes ao ligar para a Central 135 do INSS. (Fonte: Edição/Jornal JF)
Descubra como evitar fraudes ao ligar para a Central 135 do INSS. (Fonte: Edição/Jornal JF)

Você pode conferir quanto você vai receber de benefício acessando o site Meu INSS ou usando o aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS. Se não tiver internet, é só ligar para a Central 135.

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Lembre-se de informar seu CPF e confirmar algumas informações quando ligar para evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

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Como me proteger de possíveis golpes ou fraudes?

Conforme a nota oficial do INSS, o órgão nunca pede informações por e-mail, e não realiza atendimentos por e-mails institucionais com final @inss.gov.br, que são usados apenas para assuntos internos.

A Previdência se comunica com os segurados em situações como:

  1. Remarcação de atendimentos;
  2. Concessão/indeferimento de benefícios;
  3. Solicitação de comparecimento às agências da Previdência;
  4. Cumprimento de exigências.

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Mesmo nessas situações, são os servidores que fornecem as informações, e no máximo, o segurado confirma esses dados. Recentemente, com a mudança da perícia médica presencial para a análise documental de benefícios, os servidores do INSS podem ligar para os segurados com perícia agendada, oferecendo a opção de antecipar o atendimento.

O número usado pelo Instituto é (11) 2135 0135. Se receber uma ligação suspeita, desligue imediatamente e entre em contato pela central 135.

Consultas de procedimentos gerais no INSS

Se você precisa fazer consultas no INSS para conseguir algum serviço, realizar procedimentos, etc., e não quer ir pessoalmente a uma agência, pode buscar qualquer serviço online no site ou aplicativo do Meu INSS. Também é possível ligar para a Central de Atendimento 135 e receber atendimento por telefone.

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Ambas as opções permitem que você faça consultas de maneira conveniente, sem precisar sair de casa.

Reajuste aposentadorias INSS

A partir de 25 de janeiro de 2024, os beneficiários do INSS começarão a receber suas aposentadorias, pensões e outros benefícios com reajuste anual. Se você ganha um salário mínimo, terá um aumento acima da inflação, conforme a política de valorização. Os primeiros a receber o ajuste são aqueles que recebem até um salário mínimo, que em 2024 é de R$ 1.412. Depois, os pagamentos ocorrem para benefícios maiores que ultrapassam o salário mínimo, chegando até o teto previdenciário.

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Os depósitos seguem a ordem do número final do benefício, desconsiderando o dígito verificador após o traço. A prioridade vai para os aposentados e pensionistas com benefícios que terminam em 1. Para aqueles com renda mensal acima do salário mínimo, os pagamentos começam em 2 de janeiro para aqueles com cartões que terminam em 1 e 6. O pagamento de janeiro será creditado em 1º de fevereiro. No total, mais de 39 milhões de benefícios serão pagos pelo INSS, incluindo 5.657.745 benefícios assistenciais e 33.379.120 previdenciários. Esses números fazem parte da folha de pagamento de novembro de 2023.

Veja Também:

SAIU DIÁRIO OFICIAL – INSS vai PAGAR EM DOBRO para Aposentados e Pensionistas em 2024 NOVO REAJUSTE (Fonte/Edição: Jornal JF)

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