Atenção: Como evitar fraudes ao ligar para a Central 135 do INSS?
Consultar o extrato de pagamento, esclarecer dúvidas, entre outras ações que são possíveis de realizar pela central de atendimento do INSS.
Consultar o extrato de pagamento, esclarecer dúvidas, conhecer o valor do benefício previdenciário, abrir requerimentos, entre outras ações que são possíveis de realizar pela central de atendimento do INSS. Não importa o motivo da ligação, é necessário ficar atento para não cair em golpes que podem resultar na perda do benefício. Confira abaixo como evitar fraudes ao ligar para a Central 135 do INSS.
Como evitar fraudes ao ligar para o INSS
Você pode conferir quanto você vai receber de benefício acessando o site Meu INSS ou usando o aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS. Se não tiver internet, é só ligar para a Central 135.
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Lembre-se de informar seu CPF e confirmar algumas informações quando ligar para evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
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Como me proteger de possíveis golpes ou fraudes?
Conforme a nota oficial do INSS, o órgão nunca pede informações por e-mail, e não realiza atendimentos por e-mails institucionais com final @inss.gov.br, que são usados apenas para assuntos internos.
A Previdência se comunica com os segurados em situações como:
- Remarcação de atendimentos;
- Concessão/indeferimento de benefícios;
- Solicitação de comparecimento às agências da Previdência;
- Cumprimento de exigências.
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Mesmo nessas situações, são os servidores que fornecem as informações, e no máximo, o segurado confirma esses dados. Recentemente, com a mudança da perícia médica presencial para a análise documental de benefícios, os servidores do INSS podem ligar para os segurados com perícia agendada, oferecendo a opção de antecipar o atendimento.
O número usado pelo Instituto é (11) 2135 0135. Se receber uma ligação suspeita, desligue imediatamente e entre em contato pela central 135.
Consultas de procedimentos gerais no INSS
Se você precisa fazer consultas no INSS para conseguir algum serviço, realizar procedimentos, etc., e não quer ir pessoalmente a uma agência, pode buscar qualquer serviço online no site ou aplicativo do Meu INSS. Também é possível ligar para a Central de Atendimento 135 e receber atendimento por telefone.
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Ambas as opções permitem que você faça consultas de maneira conveniente, sem precisar sair de casa.
Reajuste aposentadorias INSS
A partir de 25 de janeiro de 2024, os beneficiários do INSS começarão a receber suas aposentadorias, pensões e outros benefícios com reajuste anual. Se você ganha um salário mínimo, terá um aumento acima da inflação, conforme a política de valorização. Os primeiros a receber o ajuste são aqueles que recebem até um salário mínimo, que em 2024 é de R$ 1.412. Depois, os pagamentos ocorrem para benefícios maiores que ultrapassam o salário mínimo, chegando até o teto previdenciário.
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Os depósitos seguem a ordem do número final do benefício, desconsiderando o dígito verificador após o traço. A prioridade vai para os aposentados e pensionistas com benefícios que terminam em 1. Para aqueles com renda mensal acima do salário mínimo, os pagamentos começam em 2 de janeiro para aqueles com cartões que terminam em 1 e 6. O pagamento de janeiro será creditado em 1º de fevereiro. No total, mais de 39 milhões de benefícios serão pagos pelo INSS, incluindo 5.657.745 benefícios assistenciais e 33.379.120 previdenciários. Esses números fazem parte da folha de pagamento de novembro de 2023.
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