ATENÇÃO: NOVAS Mudanças Confirmadas na Aposentadoria em 2024. Veja AQUI!
Veja tudo a respeito das novas alterações confirmadas na aposentadoria neste ano de 2024
O cenário das regras previdenciárias está recebendo ajustes consideráveis a partir de 2024. A simplificação das condições para requerer a aposentadoria tem sido uma das principais mudanças implementadas, com impacto direto no planejamento financeiro dos brasileiros. Essas adaptações, que incluem novos critérios de tempo de contribuição e idade, prometem tornar o processo de aposentadoria mais flexível e acessível.
Entre algumas das reformulações mais relevantes estão as alterações nas aposentadorias por contribuição e por idade. As modificações visam a diminuição de entraves antigos, como a necessidade de atingir uma idade mínima específica, substituindo-as por um sistema de pontos, que equilibra melhor o tempo de serviço com a idade do trabalhador.
Qual o impacto das novas regras de aposentadoria para os trabalhadores?

Desde a introdução da Lei n.º 12.871 em 2013 – conhecida como Reforma da Previdência – diversas alterações foram propostas para fazer a adaptação do sistema às realidades contemporâneas dos trabalhadores. As principais mudanças são:
Idade mínima exigida: 65 anos para homens e 60 para mulheres, com um mínimo de 20 e 15 anos de contribuição, respectivamente.
Tempo de contribuição: É necessário que homens contribuam por 35 anos e mulheres por 30 anos.
Regra 86/96: Permite a aposentadoria sem necessidade de alcançar a idade mínima, se a soma da idade com o tempo de contribuição atingir 86 pontos para mulheres e 96 para homens.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Como funciona a Nova Fórmula 86/96 do INSS?
A fórmula 86/96 transformou-se na chave para a obtenção da aposentadoria sem a necessidade de uma idade mínima. Ela exige que a soma da idade do trabalhador com o tempo de contribuição alcance 86 pontos para mulheres e 96 para homens. Este método é visto como mais justo pois considera tanto o tempo de serviço quanto a idade do contribuinte de forma mais equilibrada.
Leia mais: Concurso dos Correios: Salários de até R$ 6,5 mil! Confira as regras e participe!
O que muda na Aposentadoria Especial a partir de 2024?
A aposentadoria especial é destinada aos profissionais que trabalham sob condições de risco ou insalubridade. Desde 2024, para pleitear esta modalidade aos 55 anos, é preciso ter atuado por no mínimo 15 anos em atividades consideradas de alto risco. É uma medida que busca proteger aqueles que se expõem a condições adversas no exercício de suas profissões.
Resumindo as principais formas de aposentadoria em vigor a partir de 2024:
Aposentadoria por idade: exige um mínimo de 15 anos de contribuição.
Aposentadoria especial: para profissionais de setores insalubres ou perigosos.
Aposentadoria por invalidez: para trabalhadores que se tornam incapacitados para o trabalho.
Aposentadoria por morte: benefício concedido aos dependentes do trabalhador falecido.
Para garantir uma transição tranquila para o sistema de aposentadoria atualizado, é crucial estar informado e planejar com antecedência. A nova estrutura demanda uma atenção redobrada às alterações e, quando necessário, a orientação de um especialista em previdência pode ser decisiva para aproveitar da melhor forma os benefícios disponíveis.
Leia mais: Pequenos Negócios Resgatados, Crise? Solucionamos!
Os trabalhadores podem procurar mais informações nos sites do Ministério da Previdência Social e do INSS, ou consultando diretamente um profissional qualificado para um atendimento especializado.
Veja Também: 14 SALÁRIO INSS
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!