Boas Notícias! 14º Salário Confirmado? – Veja Quando Você Vai Receber!
Uma ótima notícia pegou várias pessoas de surpresa! Trata-se do pagamento do 14º salário para alguns grupos específicos de determinado local do Brasil.
Uma ótima notícia pegou várias pessoas de surpresa! Trata-se do pagamento do 14º salário para alguns grupos específicos de determinado local do Brasil. Para saber quem será contemplado com a novidade, continue a leitura.
Saiba quem receberá o 14º salário em 2024:
Destinado exclusivamente ao Estado de Amazonas, o pagamento do 14º salário se destina aos profissionais das escolas que atingirem as metas definidas pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto.
Estes poderão receber até mesmo um 15º salário, porém a bonificação será paga somente com base na avaliação de indicadores obtidos no ano letivo anterior a liberação do benefício.
A premiação será equivalente às metas estipuladas, pactuadas individualmente com cada escola e coordenadoria. A lei nº 5.691, que garante o abono para profissionais da rede pública estadual, foi sancionada pelo governador Wilson Lima.
A mesma teve aprovação da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). O programa Educa+Amazonas é uma iniciativa que visa valorizar ainda mais os profissionais da educação. O mesmo já está em vigor.
Nos critérios estipulados através de decreto, estão sendo consideradas as metas individualizadas por etapas de ensino da educação básica para cada escola, coordenadoria e seduc/SEDE da rede estadual de ensino do Amazonas. O valor que será recebido por cada profissional deverá variar entre R$ 1 mil e R$ 3 mil!
Fora a premiação por atingir as metas individuais, serão considerados os 10 melhores índices alcançados pelas escolas da rede estadual no 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, bem como na 3ª série do Ensino Médio, do Saeb, para a premiação com 14º salário.
O decreto com detalhes sobre as metas será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) nos próximos dias e estará disponível no site www.educacao.am.gov.br.
14º e 15º salários
Nos decretos para premiação das escolas estaduais com o 14º salário, entra em destaque a meta que deve ser maior que a estimativa de crescimento natural da série histórica da escola; e a escola deve ter, no mínimo, 80% de participação dos alunos na realização da avaliação do SAEB, para haver divulgação de seu resultado.
As escolas que não possuem série histórica, metas do INEP, últimos resultados divulgados e etapas não serão avaliadas nos últimos certames, deve ser considerada a estimativa de crescimento a partir da média do município/Coordenadoria para cada etapa avaliada.
Já para receber o 15º salário, foi determinado o alcance do índice paritário no IDEB 2021, para todas as escolas. Ou seja, todas as escolas precisam alcançar a mesma meta, em todas as etapas.
14º dos aposentados
Por fim, além desse grupo, um projeto também segue em trâmite de liberação, e prevê o pagamento do 14º salário do INSS para outros cidadãos. Assim, a proposta estuda a liberação dos recursos adicionais para os segurados do INSS. Até o momento, o projeto segue em tramitação na Câmara dos Deputados.
Se for aprovado na Casa, ele ainda deverá passar por votação no Senado Federal. Se for aprovado nas duas votações, o projeto precisará ser sancionado pelo presidente Lula para que possa entrar em vigor.
Somente após essas etapas, os recursos serão disponibilizados para os aposentados e pensionistas do INSS.