Brasil está fora das Olimpíadas de Paris? Veja o que aconteceu
Com Brasil fora das olimpíadas de Paris, rede Globo expressa sua preocupação com a audiência nos jogos! Confira.
A emissora Globo, responsável pelo registro dos recordes de audiência das últimas quatro edições do evento na TV, admite estar preocupada com a ausência da seleção brasileira masculina na disputa dos Jogos Olímpicos de Paris, marcados para julho deste ano.
A notícia saiu dos bastidores da área esportiva, logo após a seleção brasileira não se classificar para a disputa dos Jogos na capital francesa. O time perdeu para a Argentina, por 1 a 0, logo no Pré-Olímpico, dessa forma, ele não conseguiu nenhuma das vagas para o torneio. As duas vagas acabaram ficando com a Argentina e Paraguai. A seleção de futebol feminina, no entanto, está confirmada. Saiba mais!
Jogos de futebol masculino lideram os recordes de audiência
Ainda que a emissora não possa contar com suas principais estrelas, visto que a seleção olímpica é majoritariamente composta por jogadores com menos de 23 anos, o futebol masculino foi o responsável pelos recordes de audiência nos Jogos Olímpicos, contribuindo para elevar a média final, algo fundamental para atrair patrocinadores e o Comitê Olímpico Internacional (COI).
Leia mais: INSS antecipa pagamento de fevereiro: Veja o calendário
No entanto, nas últimas quatro edições dos Jogos, tanto em transmissões da Globo quanto da Record, os jogos de futebol masculino têm dominado as audiências. Por exemplo, o confronto entre Brasil e Argentina, na semifinal do torneio olímpico de futebol masculino de Pequim 2008, alcançou 31 pontos de audiência na Grande São Paulo.
Em 2012, durante a final em que o Brasil foi derrotado pelo México, a Record atingiu sua maior audiência nos Jogos de Londres 2012, com média de 17 pontos e picos de 21 na capital paulista, superando os seis pontos da Globo. Naquela ocasião, a emissora de Edir Macedo teve a exclusividade na transmissão dos Jogos na TV aberta.
Leia mais: Saiba Agora: Calendário Revela Data da Primeira Parcela do Décimo Terceiro Salário do INSS!
Da mesma forma, em 2016, durante a Olimpíada do Rio, a Globo alcançou seu recorde com a primeira medalha de ouro do futebol masculino brasileiro, na final contra a Alemanha. A partida registrou impressionantes 38 pontos de audiência, com picos de 43 na cidade de São Paulo.
Por fim, em Tóquio 2021, a conquista do bicampeonato do Brasil no futebol masculino contra a Espanha também bateu recorde de audiência com uma transmissão olímpica naquela edição, com 21 pontos de média e picos de 24. Atualmente, cada ponto de audiência equivale a aproximadamente 191 mil telespectadores.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Globo ainda vai transmitir os jogos da Olimpíada
A Globo já iniciou os preparativos para a transmissão dos Jogos de Paris. O pacote publicitário já está disponível no mercado e as negociações com patrocinadores estão em estágio avançado.
Assim, por mais que a expectativa de arrecadação seja alta, a emissora não planeja investir muito no envio de profissionais. Narradores e comentaristas, em sua maioria, permanecerão no Brasil. A estratégia da Globo segue o modelo adotado durante a Olimpíada de Tóquio em 2021.
Naquela ocasião, devido à pandemia de Covid-19 e ao estágio inicial da vacinação, a Globo enviou apenas repórteres e produtores para o Japão. Mesmo com a situação da pandemia controlada, a intenção é manter o mesmo esquema para este ano, com um número limitado de profissionais em Paris.
Leia mais: Como solicitar Informe de Rendimento do Imposto de Renda? Confira
Dessa forma, os Estúdios Globo serão utilizados para a montagem de uma grande central de transmissão, de onde serão apresentados programas do SporTV e a Central da Olimpíada, que contará com a apresentação de Tadeu Schmidt na TV aberta, marcando um retorno especial ao mundo do esporte.
Por fim, em termos publicitários, estima-se que a emissora possa arrecadar até R$ 400 milhões se todas as oportunidades comerciais forem vendidas. Seis cotas estão disponíveis para empresas que desejam fazer parte da cobertura olímpica na TV aberta e nas plataformas digitais.
Veja Também: Descubra a solução para ganhar mais dinheiro
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!