Como Emitir a Carteira do Idoso: Últimas Oportunidades em 2023 – Confira!
Veja a seguir como o novo documento do governo para os idosos poderá facilitar a vida, e obtenção de seus direitos.
No ano de 2023, os idosos receberam uma novidade que traz benefícios e vantagens significativos: a nova carteira do idoso.
Através dessa carteira, pessoas com mais de 60 anos garantem benefícios que legalmente já são seus direitos; além disso, o novo documento funciona como um identificador para a pessoa idosa. A solicitação desse documento pode ser realizada no CRAS ou de forma online, no conforto do lar!
Leia o artigo a seguir para obter todos os detalhes acerca desse documento!
Para que serve a Carteira do Idoso?

Então, há pouco tempo instituída, a carteira do idoso tem como intuito proporcionar aos beneficiários um acesso simplificado a benefícios exclusivos, tais como descontos em passagens interestaduais.
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Esta carteira está apta para uso em todo o território nacional, sendo um documento de identificação pessoal que inclui informações pessoais e um QR code para autenticação de sua veracidade. Assim, os aposentados, bem como os demais idosos que atendem aos requisitos podem solicitar a emissão desse documento para desfrutar das diversas vantagens oferecidas.
Quais os benefícios da carteirinha do idoso?
O documento tem como principal objetivo comprovar a idade do beneficiário idoso para facilitar o acesso do mesmo a vantagens como:
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- Limite de Reajuste em Planos de Saúde
- Prioridade em programas habitacionais
- Saque total do FGTS
- Aumento de 25% na aposentadoria
- Superprioridade
- Pensão Alimentícia
- Auxílio Funeral e Seguro de Vida Inclusos
- Saque de até 70% do Limite
- Taxas e Condições Atrativas
- Comprar um carro com isenção de impostos!
Além dessas, por meio deste documento os beneficiários podem usufruir de uma série de outros benefícios que você pode conhecer com detalhes clicando aqui.
Como solicitar a Nova Carteira do Idoso?
Por fim, a nova carteira do idoso pode ser obtida de forma totalmente online, permitindo que o idoso faça o download e imprima o documento após a conclusão do processo. O procedimento de solicitação é simples. O primeiro passo consiste em acessar a plataforma específica da Carteira do Idoso.
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Sendo assim, para iniciar o processo, na página principal, é possível localizar o botão “Emitir carteira”, ao selecionar esse botão, será preciso entrar com login e a senha, os mesmos utilizados na plataforma gov.br. Com o cadastro ativo no gov.br, o solicitante deve inserir o CPF e clicar em “Continuar”. Na tela principal, é necessário clicar novamente em “Emitir Carteira”. Em seguida, serão apresentadas várias opções, e o usuário deverá selecionar “Emitir Carteira da Pessoa Idosa”.
Mas, caso o idoso não tenha um cadastro na plataforma do governo, basta acessar o site gov.br e criar o cadastro seguindo as instruções passo a passo. Assim, por meio dessa conta, é possível acessar recursos como o Meu INSS, carteira de motorista digital e outros serviços oferecidos pelo Governo Federal.
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