COMO FUNCIONA a Licença-Maternidade e Seus Benefícios? VEJA SOBRE

A licença-maternidade é um direito garantido por lei que permite que as mães se afastem do trabalho para cuidar de seus filhos recém-nascidos. Entenda como funciona, quem tem direito e como solicitar.

0

O direito à licença-maternidade é essencial para garantir que mães recém-nascidas ou adotivas tenham tempo adequado para se dedicar aos primeiros meses de vida de seus filhos. Isso não apenas fortalece o vínculo entre mãe e filho, mas também apoia a saúde física e mental das mulheres durante um período de grandes mudanças. Abordaremos as principais informações sobre como esse importante benefício funciona e quem tem direito a ele.

Benefícios previdenciários são essenciais para assegurar que a fase de acolhimento de uma nova criança seja tranquila e segura. Entre eles, o salário-maternidade se destaca por oferecer suporte financeiro durante o período de afastamento do trabalho. Vamos entender como você pode se beneficiar deste direito.

O que é a Licença-Maternidade?

Aplicativo Meu INSS.
INSS (Fonte: Reprodução Google)

A licença-maternidade permite que a pessoa empregada se afaste do trabalho sem prejuízo salarial por um período mínimo de 120 dias. Este tempo pode ser estendido em determinadas situações, como adoções ou complicações relacionadas ao nascimento. Durante este período, o salário da pessoa é mantido, sendo custeado inicialmente pelo empregador e posteriormente reembolsado pelo INSS.

Confira também: MUDANÇAS NA APOSENTADORIA do INSS em 2024: O que Você Precisa Saber

Quem tem direito ao Salário-Maternidade?

Este benefício é destinado a uma gama diversa de trabalhadores, incluindo:

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA pelo WhatsApp

  • Empregadas com registro em carteira
  • Contribuintes individuais, como autônomas
  • Contribuintes facultativas
  • Microempreendedoras Individuais (MEIs)
  • Empregadas domésticas
  • Contribuintes especiais, atuantes na área rural
  • Cônjuges ou companheiros após óbito da beneficiária
  • Seguradas do INSS adotantes ou com guarda judicial para fins de adoção

Como solicitar o benefício da Licença-Maternidade?

Para as empregadas sob regime CLT, é necessário informar o empregador sobre a gravidez com um laudo médico o mais rápido possível. Isso permite que a empresa se organize para o período de afastamento. Para autônomas, MEIs e outras categorias, o pedido deve ser feito por meio do aplicativo Meu INSS, garantindo que todos os documentos necessários estejam corretamente submetidos para aprovação do benefício.

Veja também:Previsão do Salário Mínimo para 2025: Impactos e Expectativas

Existe carência para receber a licença-maternidade?

Não é requerida nenhuma carência para trabalhadoras com carteira assinada. No entanto, trabalhadores individuais, facultativos e especiais precisam realizar pelo menos um pagamento ao INSS para obter o direito ao benefício. Isso demonstra a importância de estar regular com as contribuições previdenciárias.

Qual o valor da licença-maternidade?

O valor do salário-maternidade varia conforme o tipo de vínculo empregatício e as regras de contribuição anteriores ao benefício:

  • Empregadas e trabalhadoras avulsas: valor igual à última remuneração integral
  • Domésticas: igual ao último salário de contribuição
  • Individuais, facultativas, desempregadas: média dos últimos 12 salários de contribuição
  • Seguradas especiais: valor do salário-mínimo

Veja também SAIU no DIÁRIO OFICIAL: BANCO do BRASIL liberou SUSPENSÃO dos CONSIGNADOS por 60 dias – VEJA AGORA!

SAIU no DIÁRIO OFICIAL: BANCO do BRASIL liberou SUSPENSÃO dos CONSIGNADOS por 60 dias – VEJA AGORA! (Fonte: João Financeira TV)


Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e ass