COMO FUNCIONA O INSS para Trabalhadores Autônomos em 2024? VEJA AGORA TUDO
Confira as novas regras e valores de contribuição do INSS para trabalhadores autônomos em 2024, além de como contribuir e os benefícios da Previdência Social.
Os trabalhadores autônomos encontram uma série de flexibilidades para contribuir com a Previdência Social, garantindo direitos importantes como aposentadoria e auxílios diversos. Uma dessas flexibilidades é a possibilidade de realizar contribuições avulsas, o que é essencial para quem não tem descontos regulares em folha.
Diversas categorias podem se beneficiar dessa modalidade, entre elas estão as donas de casa, estudantes e desempregados. A seguir, veremos como a contribuição autônoma pode ser feita e quais são os valores e planos de contribuição disponíveis para os trabalhadores em 2024.
Como realizar a contribuição autônoma ao INSS?
Fazer a contribuição autônoma ao INSS é um processo que pode ser realizado integralmente de forma online. Através do portal Meu INSS ou pelo aplicativo do instituto, é possível emitir a Guia da Previdência Social (GPS) e realizar o pagamento diretamente por débito automático ou internet banking. Essa praticidade permite ao trabalhador manter-se regular sem a necessidade de deslocamentos físicos.
VEJA: CALENDÁRIO DE PAGAMENTOS do INSS para Junho de 2024! VEJA QUANDO VOCÊ RECEBE

Quanto custa contribuir para o INSS sendo autônomo?
O valor da contribuição varia conforme o plano escolhido pelo contribuinte. Para o plano simplificado, o percentual é de 11% sobre o salário mínimo, enquanto no plano completo pode chegar a 20%, dependendo da expectativa de benefício do contribuinte. Veja mais detalhes sobre cada plano:
CONFIRA: APOSENTADORIA DO INSS para Pessoas de 55 a 65 Anos? VEJA AGORA:
- Plano simplificado: ideal para quem busca cobertura previdenciária básica, exclui apenas aposentadoria por tempo de contribuição.
- Plano completo: oferece acesso a todos os benefícios, incluindo aposentadoria por tempo de contribuição, e exige uma contribuição maior.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA pelo WhatsApp
Quem pode optar pelo plano de 5%, 11% ou 20% de contribuição?
As alíquotas de contribuição ao INSS para trabalhadores autônomos dependem do perfil e da renda do trabalhador:
- 5%: Para membros de família de baixa renda inscritos no Cadastro Único.
- 11%: Para trabalhadores que não possuem relação de emprego ou que atuam como facultativos.
- 20%: Para aqueles que buscam a aposentadoria por tempo de contribuição ou desejam um valor de aposentadoria maior que o mínimo.
Essencialmente, a escolha do plano de contribuição e percentual impactará diretamente nos direitos que o contribuinte terá acesso no futuro, como diferentes tipos de aposentadoria e outros benefícios do INSS.
VEJA TAMBÉM: PAGAMENTOS DO INSS de JUNHO para Aposentados e Pensionistas! QUANDO vai ser pago?
Importância da Contribuição ao INSS
Contribuir regularmente para o INSS não apenas assegura direito a benefícios em casos de necessidade, como doença ou acidentes, mas também confere ao contribuinte a tranquilidade de estar protegido pelo sistema de seguridade social. Além disso, o acesso a empréstimos consignados e a cobertura por morte ou invalidez são vantagens adicionais importantes.
Em 2024, o número de beneficiários da previdência social continua crescendo, evidenciando a importância de manter as contribuições em dia para garantir não só a saúde fiscal do sistema, mas também o suporte a milhões de brasileiros que dependem desses recursos para seu bem-estar e de suas famílias.
Veja também REAJUSTE DO INSS 2024: ENTENDA OS AUMENTOS E OS NOVOS VALORES
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.