Como receber benefício por incapacidade? Confira o passo a passo completo
Confira as nossas dicas e comece a receber o seu auxílio por incapacidade em pouco tempo.
O Benefício por Incapacidade Permanente está entre os mais solicitados na lista de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Por isso, ele está entre os absolutamente cruciais para os contribuintes e, dessa forma, entender os requisitos e conhecer o processo é necessário para todos os trabalhadores.
Mas o que é exatamente este benefício? Para simplificar, os benefícios por incapacidade do INSS são destinados a trabalhadores de carteira assinada que, por conta de uma doença ou acidente, tornam-se incapazes de continuar no trabalho. Nesse sentido, eles são classificados em diferentes tipos.
Quem tem direito e como receber benefício por incapacidade?

Em primeiro lugar, os principais benefícios por incapacidade são: auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e auxílio-acidente. Dito isso, os requisitos para cada um deles pode variar, mas existem regras iguais para todos, são elas:
Leia mais: Novidade para Aposentados: Governo Aprova Carteirinha com Benefícios Adicionais! Veja agora
Carência
- Benefícios como o Auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, precisam de 12 contribuições ao INSS no mínimo;
- Já o Auxílio-acidente não tem necessidade de carência.
Comprovar Incapacidade
É preciso comprovar que incapacidade de exercer atividades remuneradas ocorreu devido a uma doença ou acidente.
Leia mais: INSS: Novo Pagamento APROVADO – Veja agora Quem Vai Receber!
Valor do Benefício
O valor do benefício será baseado no cálculo da média dos salários, não necessariamente sendo equivalente ao último salário do trabalhador. Por fim, procure mais detalhes a respeito dos processos e requisitos no site oficial do INSS para cada benefício por incapacidade.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS de Última Hora pelo WhatsApp
Passo a passo: Como receber benefício por incapacidade
Documentação Necessária
Em primeiro lugar, prepare os documentos necessários e laudos médicos. Não esqueça que todos devem estar atualizados, e são essenciais para corroborar a sua situação.
Perícia Médica INSS
Ademais, o instituto solicita uma perícia médica para confirmar a incapacidade laborativa e definir se a situação é de auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.
Acompanhamento e Requerimento
Uma vez que o seu pedido for aceito pelo INSS, fique atento aos prazos e possíveis prorrogações do auxílio-doença. Diante do cenário de concessão do pedido do benefício por incapacidade, surgem etapas inerentes e essenciais para garantir que os direitos dos trabalhadores estão sendo exercidos, bem como que o processo está correndo de forma ágil e justa.
Dessa forma, aprofundar-se em cada uma das etapas e exigências legais acaba sendo vital para a efetividade do requerimento.
Leia mais: Novos pagamentos Extras em novembro: Entenda quem terá direito
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!