Confira quem pode receber benefício de R$ 20 mil para comprar casa própria- Veja como participar

Novo benefício de R$ 20 mil foi disponibilizado para casa própria. Confira mais informações de como vai funcionar e quem tem direito de solicitar!

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No, dia 11 de março, famílias com renda mensal de até três salários mínimos (R$ 4.236) têm a oportunidade de solicitar um benefício de até R$ 20 mil oferecido pelo governo do Espírito Santo, esse benefício visa facilitar a entrada na aquisição da casa própria financiada pela Caixa Econômica Federal, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida. Saiba mais!

Como funciona o benefício de 20 mil para casa própria?

Governo do Espírito Santo libera benefício de R$ 20 mil para aquisição da casa própria (Fonte: Reprodução Google)
Governo do Espírito Santo libera benefício de R$ 20 mil para aquisição da casa própria (Fonte: Reprodução Google)

O benefício será concedido a todas as famílias que atendam aos critérios de renda estabelecidos e que não possuam propriedade de imóvel residencial. Esse subsídio será adicionado ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

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Para assegurar essa ajuda, o governo do Estado realizará um investimento financeiro junto à Caixa Econômica Federal, no montante total de R$ 200 milhões ao longo de quatro anos, com repasses anuais de R$ 50 milhões, destinados à instituição financeira para que ela possa conceder os benefícios.

Desse modo, em dezembro de 2023, o governo do Espírito Santo e a Caixa Econômica Federal assinaram o contrato que estipula o aporte de R$ 200 milhões para a aquisição de imóveis destinados à população de baixa renda.

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Como ter acesso ao benefício de 20 mil para a casa própria?

Para usufruir do benefício, é necessário realizar uma solicitação através do portal Conecta Cidadão ou pelo website da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

Desse modo, o indivíduo deve completar o formulário de solicitação com seus dados (autoexplicativo) e incluir os documentos requeridos. Após finalizar a solicitação, será emitido um número de protocolo.

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Assim, a Sedurb examinará a solicitação e emitirá o Certificado de Concessão do Benefício, que será enviado ao requerente por e-mail e também para a agência da Caixa Econômica Federal responsável pelo processamento da proposta de financiamento.

Dessa forma, a análise e verificação da renda dos interessados são de responsabilidade da Caixa Econômica Federal. Portanto, os interessados devem solicitar o benefício à Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) eletronicamente, por meio do Sistema Corporativo de Gestão de Documentos Arquivísticos Digitais (EDocs).

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Depois da avaliação, o Certificado de Concessão do Benefício será emitido e enviado tanto aos beneficiários quanto à Caixa Econômica Federal, autorizando o banco a transferir o valor ao vendedor do imóvel.

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