CONSULTE AQUI: Aposentados Brasileiros com Pagamentos Suspensos em Certas Áreas – Entenda!

Atenção! Aposentados brasileiros com pagamentos suspensos em algumas áreas do país! Veja se você pode ser afetado

0

Infelizmente, alguns aposentados estão com os pagamentos suspensos em certas áreas do Brasil. E essa suspensão tem a ver com o não recadastramento de dados anuais.

Portanto, para entender mais sobre a atualização de dados e como evitar que seus pagamentos sejam suspensos, fique por dentro de tudo o que está acontecendo e continue a leitura.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp

O que é a prova de vida para aposentados?

Aposentados do INSS podem ter pagamentos suspensos por conta do recadastramento anual. ENTENDA! (Fonte: Edição/ Notícia de Última Hora)
Aposentados do INSS podem ter pagamentos suspensos por conta do recadastramento anual. ENTENDA! (Fonte: Edição/ Notícia de Última Hora)

A prova de vida para aposentados é mais do que um procedimento burocrático, afinal, é ela que garante o pagamento em dia do aposentado. Ou seja, a prova de vida é a comprovação de que a pessoa está viva, para assim, receber os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Com intuito de atualizar os dados cadastrais dos beneficiários, evitar erros de pagamentos e possíveis fraudes, a prova de vida para aposentados sofreu algumas alterações. Atualmente, aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS não têm a obrigação de ir ao banco fazer a prova de vida anual. O jogo virou e agora esse encargo é do INSS.

Logo, o instituto tem a responsabilidade de comprovar se o segurado está vivo, conforme a portaria 1.408. Sendo assim, o INSS utiliza informações de instituições e órgãos governamentais para verificar a movimentação do aposentado.

Para assim, garantir que o pagamento caia todo mês corretamente. Dito isso, saiba como essa conferência é feita pelo INSS e continue aqui.

Leia mais: ALERTA INSS: Confira o Calendário de Pagamento da Aposentadoria para Dezembro!

Como o INSS confere se aposentados e pensionistas estão vivos?

Atualmente, o INSS confere dados de aposentados, pensionistas e demais beneficiários de forma regulamentada, à base de cruzamento de informações.

Durante o ano, é comum as pessoas realizarem atividades sociais, e são nesses momentos que as buscas do INSS entram em ação. Veja alguns exemplos:

  • Quando aposentados e pensionistas fazem movimentação bancária;
  • Comparecimento em alguma unidade hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS);
  • Participação de eleições;
  • Atualização de Carteira de Motorista ou alguma movimentação feita pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Leia em seguida: Saiba qual o valor da sua aposentadoria em 2024: Veja agora

Portanto, esses são alguns exemplos dos quais o INSS utiliza as informações para garantir que os pagamentos dos contribuintes continuem caindo certinho na conta e sem interrupções. Contudo, quem preferir, pode procurar uma agência do banco ou acessar o aplicativo, ou site Meu INSS para fazer a atualização e recadastramento de dados.

ATENÇÃO: Se o INSS não puder verificar, por meio da base de dados, que o beneficiário realizou determinada ação, será emitida uma convocação para que o segurado efetue a prova de vida.

Centenas de aposentados podem ter pagamentos suspensos

Primeiramente, o recadastramento de dados é fundamental para evitar pagamentos suspensos. Logo, a prefeitura de Belo Horizonte emitiu comunicado para informar aos interessados.

Segundo dados da prefeitura, aposentados e pensionistas nascidos em novembro tiveram até 30 de novembro para realizar o recadastramento. Mas conforme o município, até semana passada, das 1.655 pessoas que deveriam ter feito o processo, mais de 400 ainda não tinham feito.

Na capital brasileira não é diferente, dados do instituto demostram que 7.707 beneficiários (aposentados e pensionistas), entre aniversariantes de janeiro a outubro, se encontram pendentes na previdência do Distrito Federal e devem regularizar sua situação.

A regra é o seguinte, a atualização cadastral ocorre durante o ano, sempre no mês de aniversário do beneficiário. Mas, se o procedimento não for concluído dentro do prazo estipulado, o pagamento é bloqueado.

Portanto, atente-se ao recadastramento dos seus dados e fique longe da relação de aposentados e pensionistas que terão o pagamento suspenso por motivo de não atendimento à convocação e respectiva notificação para realizar a Prova de Vida Anual.
Leia mais: SAIBA MAIS: Suspensão de Pagamentos a Aposentados em Determinados Locais do Brasil

Veja também:

FINALMENTE: APOSENTADOS e PENSIONISTAS já ESTAVAM quase SEM PACIÊNCIA! JOÃO FINANCEIRA ao VIVO.  (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.