CORTES INSS: Sua Aposentadoria Foi Afetada? Acesse a Lista!
INSS divulga lista de beneficiários que passarão por corte da folha de pagamentos. Confira.
Lista de segurados do INSS que podem perder o direito ao seu benefício foi divulgada! Os aposentados, pensionistas e demais segurados do INSS devem ficar atentos, pois, o instituto anunciou o corte no benefício de um grupo da autarquia.
A análise de benefícios previdenciários é uma ação estratégica que visa a manutenção da lista de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e tem como objetivo identificar possíveis fraudes.
Por isso que, neste ano de 2023 não foi diferente, todavia o que muda é a grandeza do procedimento para este ano. Assim, o mesmo será realizado pelo Executivo Nacional que pretende analisar de forma rigorosa o cadastro dos contemplados do INSS para averiguar se existem possíveis irregularidades nos programas assistenciais do governo juntamente com a autarquia.
Dessa forma, é preciso estar atento ao que você precisa fazer para fugir do procedimento. Confira a seguir com detalhes.
Corte no benefício do INSS

Para esclarecer, anualmente o INSS realiza revisões para identificar irregularidades nos cadastros de cada segurado do instituto, com isso, os beneficiários podem ter corte no seu benefício. A prática é indispensável para economizar recursos públicos com a Previdência Social e direcioná-los adequadamente aos beneficiários que atendem aos critérios estabelecidos.
Ademais, o instituto convocou inúmeros beneficiários para uma análise. A notificação veio via Meu INSS, por carta ou correspondência, e o segurado convocado precisa reunir a sua documentação para conseguir comprovar o direito aos pagamentos.
Pente-fino extraordinário de Simone Tebet
Conforme a ministra Simone Tebet, a análise e suspensão dos cadastros irregulares do INSS deve gerar uma economia de cerca de R$ 20 bilhões para os cofres públicos, em decorrência de erros ou fraudes à instituição. Dito isso, o procedimento deste ano ficou conhecido como pente-fino extraordinário por se estender a benefícios de todas as categorias.
Ou seja, o foco principal desta vez serão os benefícios concedidos entre os anos de 2021 e 2022, durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Isso, pois, nesses anos foi registrado um aumento expressivo na lista de beneficiários. Com isso, a economia projetada será redirecionada para reforçar o orçamento de todos os ministérios.
Sendo assim, o beneficiário vai contar com um prazo de 30 dias para prestar esclarecimentos e apresentar defesa prévia. Nesse sentido, vale lembrar que no caso dos trabalhadores rurais, avulsos e segurados especiais, o prazo é estendido para 60 dias. Por fim, a suspensão do pagamento, ou continuidade do mesmo, dependerá somente do resultado da investigação.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA pelo WhatsApp
O que fazer para não ter o meu benefício do INSS cortado?
Para se manter regularizado com o INSS é simples, basta apenas seguir alguns passos:
- manter os dados cadastrais atualizados, como telefone e endereço;
- realizar a perícia médica a cada 2 anos em casos de auxílio-doença;
- manter o CadÚnico em dia;
- ter todos os documentos médicos atualizados, a fim de realizar todos os procedimentos necessários com calma, sem o risco de suspensão.
Além disso, após se convocado pela Previdência Social, para passar pelo pente-fino, é importante preparar os documentos que comprovem a regularidade dos seus pagamentos, como: RG, comprovante de residência, laudos médicos e exames, documentos onde constam seus salários antes de se aposentar.
Leia mais: CÂMARA DECIDE: Salário do INSS Será DOBRADO para Este Grupo – Entenda Agora!
Conforme o TCU, a folha de pagamentos do INSS teve um salto significativo nos últimos anos, atingindo cerca de R$ 1 trilhão, e aproximadamente 10% desse montante estaria relacionado a erros ou fraudes de benefícios.
Por isso, o pente-fino no INSS promete ser um dos tópicos mais discutidos no cenário político e econômico, dada a sua importância tanto na economia de recursos públicos quanto na garantia de que os benefícios sejam destinados aos que realmente necessitam e se enquadram nos critérios estabelecidos.
Leia mais: Novos pagamentos Extras em novembro: Entenda quem terá direito
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!