EMPRÉSTIMO CONSIGNADO DO INSS: Entenda como funciona
Com taxa de juros mais baixas, o empréstimo consignado tornou-se uma das melhores opções de crédito do mercado.
O empréstimo consignado é bem conhecido entre os aposentados, pensionistas e funcionários públicos. Mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre essa modalidade de crédito.
Afinal, são muitos detalhes. Além disso, mudanças recentes ocorreram em relação a esse tipo de crédito. Continue acompanhando para ter as informações necessárias e entender de vez o que é o empréstimo consignado. Confira!
O que é empréstimo consignado?
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito que oferece taxas mais baixas e condições de pagamentos mais interessantes. Afinal, as outras formas de obter crédito são mais caras.
Esse tipo de crédito pode ser concedido tanto por bancos tradicionais ou fintechs. Afinal, oferece risco quase zero de inadimplência por possuir garantia de pagamento.
Isso porque o desconto das parcelas é feito diretamente da folha de pagamento ou contracheque do trabalhador ou beneficiário. Portanto, antes mesmo do salário cair em conta, a parcela do empréstimo é debitada.
Leia mais: Reajuste previsto para 2024 pode beneficiar aposentados e impactar mercado de crédito consignado
Ele pode ser utilizado por aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos, militares e trabalhadores de carteira assinada. Portanto, por proporcionar inúmeras vantagens, o empréstimo consignado é uma modalidade de crédito muito solicitada pelos brasileiros.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA pelo WhatsApp
Como funciona?
Para fazer a contratação do consignado, é necessário ter margem consignável disponível. Afinal, esse é um limite regulamentado por lei, referente à porcentagem do salário ou benefício que se usa para pagamento das parcelas do empréstimo.
Vale lembrar que essa regra existe para que os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS não se endividem e não comprometam toda sua renda.
Leia mais: Aumento de 5% nas Aposentadorias tem APROVAÇÃO no Congresso Nacional – Veja
Hoje em dia, aposentados e pensionistas têm 45% de margem consignável. Todavia, dessa porcentagem, 35% destinados ao empréstimo consignado, 5% para o cartão de crédito consignado e os outros 5% para o cartão de benefício consignado.
Outro detalhe importante é que o empréstimo consignado não leva em consideração se você está negativado ou não. Afinal, o que importa é ter margem para contratar um crédito.
Taxas de juros
Em 2023, o teto da taxa de juros do empréstimo consignado para beneficiários do INSS está em 1,91% ao mês. Mas o teto de juros do cartão de crédito consignado está em 2,14% ao mês. Para servidores públicos, o consignado é de 2,71% ao mês.
Todavia, as taxas de juros podem mudar quase que diariamente. Afinal, ela está atrelada à Selic e pode haver mudanças de uma hora para outra. A taxa de juros cobrada pelas empresas não pode, em hipótese alguma, ultrapassar o limite determinado por lei.
Leia mais: ACABA DE SAIR: Aposentados Serão Agraciados com Novo Aumento de 7,65% – Consulte os Beneficiários!
Ao fim, para gerar o Custo Efetivo Total (CET) da operação financeira há a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Vale lembrar que esse tipo de empréstimo estava disponível para quem recebe o BPC. Mas ele foi suspenso e aguarda autorização para voltar com as ofertas.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!