Está pensando em comprar um carro elétrico? Confira 10 mitos e verdades sobre o carro elétrico no Brasil
Veja fatos e mitos sobre carros elétricos no Brasil, incluindo preços, infraestrutura e meio ambiente. Descubra a verdade!
O carro elétrico já é uma realidade no mercado automotivo brasileiro, mas ainda enfrenta dúvidas e desconfianças do consumidor. Temas como segurança, infraestrutura de recarga e aumento na conta de luz são frequentemente debatidos. Embora o ecossistema da eletrificação precise melhorar em alguns pontos, há polêmicas sem fundamento. Vamos explorar alguns dos mitos e verdades sobre os veículos movidos a bateria no Brasil.
Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o Brasil tem cerca de 8 mil estações de recarga atualmente. Contudo, esse número precisa crescer significativamente. A expansão contínua dessa infraestrutura é essencial para atender à crescente demanda dos usuários de carros elétricos.
O Carro Elétrico Está Mais Barato?

Sim, os preços dos veículos elétricos estão caindo. Com o lançamento do BYD Dolphin Mini em fevereiro passado, na faixa de R$ 115 mil, outras marcas reduziram os preços de seus modelos. Exemplo disso são o Renault Kwid E-Tech, que passou de R$ 142.990 para R$ 99.990, e o Caoa Chery iCar, que caiu de R$ 139.990 para R$ 80 mil. As margens de lucro das fabricantes diminuíram, e a tendência é que os preços continuem a cair, conforme afirma Rodolfo Levien, diretor de operações da Voltbras.
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Os Lançamentos de Veículos Elétricos ao Brasil Estão Esfriando?
Essa é uma afirmação equivocada. As fabricantes continuam seus planos de eletrificação com entusiasmo. A BYD e a Great Wall estão ativas e determinadas em suas estratégias. A Zeekr, marca da chinesa Geely, estreia em setembro no Brasil com os modelos 001 e X, ampliando a oferta. Montadoras como Audi, BMW e Volvo também estão investindo na expansão deste segmento.
A Infraestrutura de Recarga Ainda é Deficiente no País?
Infelizmente, ainda sim. Embora o número de eletropostos esteja crescendo, a proporção de carregadores por quilômetro quadrado ainda é baixa, especialmente fora da região Sudeste. Segundo Levien, muitas estações de recarga não são bem gerenciadas, com algumas unidades fora de operação ou sem manutenção adequada.
Os Carros Elétricos São Mais Poluentes?
Este é um tema de acalorados debates. Alguns argumentam que, considerando todo o ciclo de vida, os veículos elétricos são mais poluentes devido à exploração de materiais para as baterias. No entanto, estudos do Conselho Internacional de Transportes Limpos (ICCT) indicam que as emissões dos veículos elétricos são 66% a 69% mais baixas nos EUA e na Europa, e 37% a 45% menores na China, quando comparados aos veículos tradicionais.
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Componentes das Baterias São Reutilizáveis?
Sim, atualmente de 95% a 98% dos componentes das baterias são recicláveis. As empresas brasileiras já conseguem reciclar as baterias e reutilizar os elementos químicos. Além disso, uma bateria defeituosa não precisa ser trocada por completo; basta substituir o módulo danificado.
Os Elementos Químicos das Baterias Vão Acabar?
Não, essa afirmação é um mito. Elementos como lítio, grafite, níquel, manganês, alumínio e cobre são abundantes na natureza. A reciclagem ajuda a garantir a produção contínua de baterias sem a preocupação com a escassez de matérias-primas.
É Difícil Instalar Pontos de Recarga em Edifícios Antigos?
Sim, existem dificuldades, principalmente devido à resistências de moradores e à precariedade das instalações prediais antigas. No entanto, os riscos de incêndio relacionados a carros elétricos são significativamente menores do que os de veículos a combustão. A instalação adequada por empresas especializadas pode mitigar essas preocupações.
Carro Elétrico é Menos Seguro?
Este é outro mito. Além de um menor risco de incêndio, os veículos elétricos são equipados com pacotes de baterias protegidos contra impactos e têm reforços estruturais para garantir a segurança do usuário. Dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito garantem a interrupção imediata da energia em casos de avarias.
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A Recarga Doméstica Aumenta a Conta de Luz?
Sim, a recarga doméstica aumenta o custo da energia elétrica. Em média, um motorista de carro elétrico gasta cerca de 233 quilowatts-hora por mês, o que corresponde a um acréscimo de aproximadamente R$ 210 na conta. Porém, o custo por quilômetro rodado é significativamente menor em comparação ao uso de gasolina.
As Concessionárias Estão Aptas para Atender Carros Elétricos?
Infelizmente, ainda não. Cerca de 40% dos concessionários não estão adequadamente preparados para oferecer serviços pós-venda para veículos elétricos. A formação e qualificação oferecidas pelas fabricantes ainda são insuficientes, segundo estudo da consultoria automotiva J.D. Power.
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