Faustão recebe transplante de rim e mais uma vez é prioridade na fila do SUS, Entenda
Faustão é submetido a novo transplante, confira o estado de saúde do apresentador.
A Central de Transplantes de São Paulo informou no dia 28 de Fevereiro, que Faustão foi incluído na lista de espera para transplante de rim em 6 de fevereiro. Antes de passar pelo procedimento, na última segunda-feira (26/2), o apresentador ocupava a 13ª posição na fila para o transplante.
Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira, 27 de Fevereiro, a fila no estado conta com um total de 19.164 pessoas aguardando por essa cirurgia.
Transplante de Rim para Faustão

Na manhã de segunda-feira, 26, Faustão foi submetido a um transplante de rim devido ao agravamento de uma doença renal crônica. A cirurgia transcorreu sem intercorrências, e ele está internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, para acompanhamento da adaptação do órgão e controle clínico.
Desse modo, algum tempo depois de passar pelo transplante de rim, Faustão foi transferido da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para um quarto.
Assim, segundo o próprio apresentador, que falou pela primeira vez após o procedimento, para quem passou por um transplante de coração, o de rim é “mais tranquilo“.
Transplante de Coração
No dia 27 de agosto do ano passado, Faustão recebeu um novo coração após permanecer 21 dias internado. Assim, ele foi priorizado na fila de transplante devido à gravidade do seu caso. Houve especulações de que o comunicador teria “furado a fila“, porém, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo esclareceu que o quadro clínico do apresentador justificava a prioridade.
Assim, na lista de espera, havia doze pacientes, dos quais quatro eram considerados casos prioritários, e o apresentador estava entre eles. Faustão ocupava a segunda posição na fila de prioridade.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal JF pelo WhatsApp
Nova prioridade para transplante de Rim de Faustão
O histórico médico do artista foi determinante para que ele fosse colocado como prioridade entre os pacientes que aguardavam por um transplante de rim. Dessa forma, a Central de Transplantes considera critérios como a impossibilidade total de acesso à diálise e se o paciente já recebeu doação de outro órgão para determinar a ordem de prioridade na fila de espera.
Desse modo, a legislação do estado de São Paulo também estabelece que pacientes que tenham sido doadores de rim no passado possam ser priorizados para receber o transplante caso necessitem.
Além disso, em comunicado, a Central de Transplantes explicou que os critérios de classificação de potenciais receptores para transplante de rim incluem: compatibilidade genética, compatibilidade sanguínea, priorização e idade do doador.
Veja também: INSS vai PAGAR automaticamente VALORES na CONTA dos APOSENTADOS
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!