FGTS: Ministério do Trabalho está avaliando permitir resgate de valores acumulados desde 2019

Nos últimos tempos, o governo federal tem sinalizado a possibilidade de mudanças significativas no sistema de saque do FGTS.

0

Nos últimos tempos, o governo federal tem sinalizado a possibilidade de mudanças significativas no sistema de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Entre as principais expectativas está a liberação de saques retroativos relacionados a valores acumulados desde 2019. Essa medida pode resultar na disponibilização de aproximadamente R$ 22 bilhões para os trabalhadores, alterando o cenário atual dos saques.

Uma das principais modalidades de retirada do FGTS, o saque-aniversário, está com perspectivas de ser encerrada. Este fato tem gerado preocupações entre os beneficiários, mas também abre a possibilidade de novos benefícios, especialmente para aqueles que possuem montantes retidos, mas que poderiam ser liberados em breve.

Como funcionará o saque retroativo do FGTS?

mão segurando smartphone com app do fgts aberto, ao fundo há um computador com o site do fgts aberto e sobre o teclado do computador há uma carteira de trabalho
Como funcionará o saque retroativo do FGTS? (Fonte: Edição/Jornal JF)

Atualmente, o saque-aniversário permite que o trabalhador retire parte do saldo da conta do FGTS anualmente no mês de seu aniversário. Contudo, isso resulta na retenção do restante do saldo durante dois anos. Em caso de demissão durante esse período, apenas a multa rescisória de 40% é liberada. Com cerca de 7,2 milhões de trabalhadores inscritos nessa modalidade, há potencial para liberação de até R$ 22 bilhões.

Ainda há considerável especulação sobre o término do saque-aniversário e a consequente liberação dos valores bloqueados. O Ministério do Trabalho está avaliando todas as alternativas possíveis para implementar essa mudança de forma vantajosa para os trabalhadores.

Qual será o substituto do saque-aniversário?

A substituição do saque-aniversário está em análise. O governo considera introduzir uma linha de crédito com juros reduzidos, em que as parcelas seriam descontadas diretamente do saldo do FGTS, no modelo de um empréstimo consignado. Essa proposta, no entanto, não agrada a muitos beneficiários, já que o modelo atual permite acesso ao valor sem causar endividamento.

Com a introdução do novo modelo de crédito, espera-se também o desenvolvimento de um ranking de taxas de juros através do e-Social, permitindo aos trabalhadores compararem e escolherem a melhor opção. O empréstimo consignado já existe como uma alternativa para aqueles que precisam adiantar valores futuros do FGTS, oferecendo o saldo como garantia.

Quais são os impactos esperados das mudanças no FGTS?

A possível reformulação do saque-aniversário e a adoção de uma nova linha de crédito podem ter impactos para os trabalhadores brasileiros. A liberação de valores retroativos ampliaria o poder de compra e a capacidade de investimento das famílias no curto prazo. No entanto, é fundamental que as mudanças sejam implementadas de forma a não aumentar o endividamento, garantindo que o FGTS continue cumprindo seu papel de suporte aos trabalhadores em momentos críticos.

Por fim, enquanto as decisões oficiais não são anunciadas, é crucial que os trabalhadores se mantenham informados sobre as alterações em potencial e suas implicações financeiras, para que possam tomar decisões acertadas sobre o uso dos recursos do FGTS. Esse período de transição pode representar oportunidades valiosas para aqueles que estão atentos às novas disposições legais e econômicas.

Veja também: BLOQUEIE DESCONTOS NA SUA FOLHA DE PAGAMENTO

INSS AUTORIZA a SUSPENSÃO dos DESCONTOS na FOLHA de PAGAMENTO pelo CELULAR de FORMA RÁPIDA e FÁCIL! (Fonte: João Financeira TV)