Fique Atento: INSS Liga para Aposentados para Adiantar Benefício! Veja agora como funciona para não perder

O INSS realiza chamadas telefônicas aos aposentados visando a realização da perícia médica para a concessão do auxílio-doença. Saiba mais detalhes!

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O INSS liga para os aposentados e pensionistas com o objetivo de informar os segurados sobre a necessidade da realização da perícia médica para não perder os seus respectivos benefícios. Este é um procedimento que comprova a incapacidade de trabalhar e confere ao beneficiário o direito de receber benefícios. No caso do auxílio-doença, não é necessário realizar a perícia de forma presencial.

Dessa maneira, o INSS iniciou o contato com os segurados que estejam aguardando perícia médica há mais de 45 dias para concessão de benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença).

Confira mais informações sobre o telefonema do INSS.

INSS liga para aposentados

O INSS está ligando para aposentados a fim de que eles realizem a perícia médica (Fonte: Edição/ Notícia de Última Hora)
O INSS está telefonando para aposentados a fim de que eles realizem a perícia médica (Fonte: Edição/ Notícia de Última Hora)

Em síntese, o INSS está entrando em contato com os segurados para que realizem a perícia médica, determinando a permanência ou temporalidade do auxílio-doença. Dessa forma, o pagamento do benefício do INSS ocorre para todo segurado que apresenta doença física ou mental e está impossibilitado de exercer sua função profissional.

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Ademais, para ter direito ao benefício, o segurado deve ter obtido uma licença médica superior a 15 dias, uma vez que a primeira quinzena de afastamento é remunerada pelo próprio empregador.

No entanto, ressalta-se que visando otimizar essa comunicação com o cidadão, a Central de Atendimento 135 alterou o número. A partir de agora, o número (11) 2135-0135 será exibido na tela de chamada do seu telefone quando o INSS telefonar para reagendar atendimento ou para confirmar ou antecipar agendamento de perícia médica e/ou avaliação social.

Adicionalmente, é crucial destacar que esse contato do INSS não aceita chamadas telefônicas e não possui WhatsApp. Se houver dúvidas sobre a legitimidade da ligação ou se o cidadão suspeitar de um golpe, o INSS sugere realizar uma chamada gratuita para o número 135. Esteja atento às seguintes orientações:

  • O número do SMS da Central 135 continua sendo o 28041;
  • Portanto, se receber uma mensagem no celular com esse número é o INSS entrando em contato;
  • O INSS informou ainda que não entra em contato com o segurado para pedir número de documentos, foto para comprovar a biometria facial, número de conta-corrente ou senha bancária.

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O INSS me telefonou, o que eu faço?

Inicialmente, no que diz respeito à perícia médica adiantada, o segurado deve estar ciente dos seguintes critérios para assegurar seu benefício de maneira segura e eficaz:

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  • Para agilizar esse contato com o cidadão, a Central de Atendimento 135 vai mudar de número.
  • Caso o cidadão fique em dúvida se deve atender a ligação ou ache que é vítima de golpe, o INSS recomenda que faça uma chamada gratuita para o número 135O número do SMS da Central 135 continua sendo o 28041
  • O INSS informou ainda que não entra em contato com o segurado para pedir número de documentos, foto para comprovar a biometria facial, número de conta-corrente ou senha bancária.

Desta forma, conforme informações do governo federal, por meio da Central, é viável solicitar benefícios, marcar atendimento em uma agência, verificar o resultado de perícia médica e a data de pagamento do benefício, realizar denúncias anônimas, entre outras facilidades.

Portanto, o segurado tem a possibilidade de dialogar com um atendente para obter esclarecimentos sobre os benefícios da Previdência Social. Além disso, o horário de atendimento abrange todos os dias da semana, das 7h às 22h (horário de Brasília).

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