IMPACTANTE: FIM da Idade Mínima para Aposentadoria Confirmado! Consulte os Novos Detalhes
O pagamento da aposentadoria por idade é a modalidade mais comum a ser solicitada no INSS. Confira como vai funcionar!
De acordo com o próprio Governo Federal, a aposentadoria por idade é a principal modalidade solicitada no INSS. Existem quatro formas de conseguir se aposentar: por idade, por invalidez, na categoria especial e a aposentadoria por tempo de contribuição que não está mais ativa.
Neste ano houve algumas mudanças, desde a reforma da Previdência em 2019, a aposentadoria por tempo de contribuição deixou de existir, para consegui-la atualmente é necessário ter contribuído antes do início da reforma. Além disso, outras mudanças também foram feitas através da reforma da Previdência.
Como funciona a aposentadoria por idade?
Em suma, o pagamento da aposentadoria por idade é a modalidade mais comum de ser solicitada no INSS, porque é liberada para todos os tipos de contribuintes do INSS. Tanto quem trabalha com carteira assinada e tem o débito em conta, como quem emite o Guia da Previdência Social como autônomo ou facultativo. Além disso, essa modalidade pode ser liberada para o Microempreendedor Individual (MEI).
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS de Última Hora pelo WhatsApp
Além disso, a idade mínima para se aposentar constava que deveria aumentar 6 meses para as mulheres até 2023. Começando com 60 anos em 2019 e subindo até o limite de 62 anos. Porém, para os homens não ocorreu qualquer mudança e a idade se manteve a mesma.
Veja como funciona a idade mínima:
- Homens: 65 anos + 15 anos de contribuição (180 pagamentos);
- Mulheres: 62 anos + 15 anos de contribuição (180 pagamentos);
- Trabalhador rural: homens 60 anos e mulheres 55 anos + 15 anos de contribuição (180 pagamentos).
Leia mais: INSS vai liberar pagamentos imediatamente – Confira quem receberá antecipado
Como solicitar a aposentadoria por idade
Em suma, para a solicitação da aposentadoria por invalidez é necessário apresentar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e o Extrato de Contribuições do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Além disso, é necessário entrar no app Meu INSS para poder saber mais informações sobre quais documentos o INSS pode solicitar a mais.
Leia mais: PIS PASEP 2024: Calendário Disponível – Veja agora
Portanto, é importante que todos os documentos sejam encaminhados corretamente, a fim de que a Previdência possa contabilizar os salários recebidos pelo trabalhador. Além disso, o INSS usa como referência principalmente a base de dados do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!