Inflação de janeiro dispara devido à escalada nos preços dos alimentos! Saiba como isso afeta o seu bolso!
No último mês de janeiro, a inflação variou, devido à alta dos alimentos, e isso pode afetar o bolso de várias pessoas.
Uma inflação muito alta ou muito baixa pode prejudicar a economia, afetando o poder de compra das pessoas, os investimentos e o crescimento econômico.
Assim, o ideal é que cada país consiga estabilizar a inflação, mantendo os preços e diminuindo a incerteza dos agentes econômicos, possibilitando decisões mais previsíveis sobre investimentos, preços e salários.
No entanto, no último mês de janeiro, a inflação variou, devido à alta dos alimentos, e isso pode afetar o bolso de várias pessoas.
Inflação no mês de Janeiro
Em janeiro, a inflação oficial ficou em 0,42%, principalmente devido à alta nos preços dos alimentos. Esse índice está abaixo do registrado em dezembro, que foi de 0,56%, conforme apurado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Leia Mais: Novidade INCRÍVEL: INSS Anuncia Pagamento Extra de R$ 84. 720 para Aposentados – Saiba tudo!
Em um período de 12 meses, o índice acumulado é de 4,51%. Esses dados foram divulgados nesta quinta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em janeiro, o grupo alimentação e bebidas, que tem maior peso na cesta de consumo das famílias (21,12%), registrou um aumento de 1,38%. Isso corresponde a um impacto de 0,29 ponto percentual (p.p.) no IPCA do mês. Essa é a maior alta para em alimentação e bebidas nesse mês desde o ano de 2016, quando esse grupo teve um aumento de 2,28%.
O IBGE explica que os principais motivos que causaram o aumento no preço dos alimentos no início de 2024 foram os fatores climáticos.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Aumento nos custos da Alimentação
Devido a essa variação na inflação, alguns alimentos pesaram no bolso da população brasileira, entre eles a Cenoura, batata-inglesa, feijão-carioca, arroz e frutas, todos esses alimentos tiveram uma alta de preços que chegou ao bolso de todos, principalmente por serem alimentos que estão muito presentes no dia a dia do brasileiro.
Leia Mais: INSS Anuncia Benefício de R$ 1,5 Bilhão em RPVs para Aposentados e Pensionistas – Veja Detalhes!
Segundo o Pesquisador André Almeida, há historicamente a alta de alimentos nos meses de verão, devido aos fatores climáticos, que acabam afetando a produção desses alimentos, principalmente os in natura. Além disso, em 2024 o clima foi intensificado devido al El Ninõ.
O El Niño é caracterizado pelo aquecimento anômalo das águas do Oceano Pacífico, provocando uma alteração temporária na distribuição de umidade e calor no planeta, especialmente na região tropical.
Desse modo, a alteração climática afeta a produção, resultando em menos produtos à venda, o que, consequentemente, gera alta nos preços, que acabam chegando aos mercados nos alimentos que vão para a mesa dos brasileiros.
TRISTE NOTÍCIA para quem RECEBE ACIMA do MÍNIMO – NÃO vai ter AUMENTO REAL
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!