INSS Anuncia Possível Corte de Benefícios a Partir do Próximo Mês – Descubra Quem Está na Lista
Intuito do INSS é tomar essa medida drástica para reduzir déficit fiscal. Continue lendo para saber quem vai passar pelo procedimento.
Anualmente, um gigantesco valor é sempre disponibilizado para atender as necessidades de milhões de beneficiários do INSS. Uma relevante parcela da população depende da quantia para viverem dignamente.
Mas uma novidade já está sendo estudada pelo Ministério da Previdência Social, uma revisão vinda do órgão pode causar muitos desdobramentos. Um pente-fino nos beneficiários deve começar dentro das próximas semanas.
Deseja saber a respeito dessa novidade ligada ao pente-fino do INSS? Então prossiga com a leitura abaixo para estar atualizado de tudo o que pode ocorrer futuramente.
Como funciona o pente fino?
O pente-fino visa analisar indícios de irregularidades dentro da concessão, bem como no pagamento dos benefícios do INSS. Apesar de ter o intuito de evitar fraudes, diversos beneficiários começam a se preocupar.
Leia mais: Ministro da Previdência confirma antecipação do 13º dos aposentados? Veja detalhes!
Todos ficam receosos pela possibilidade de exposição ao pente fino, resultando na perda total dos seus benefícios do INSS. Por conta disso, é sempre fundamental que todos comecem a estudar muito bem sobre tais pontos.
Caso achar necessário, procure anotar cada um dos tópicos apresentados neste material, isso com certeza lhe ajudará em evitar qualquer tipo de transtornos que podem acontecer futuramente, caso não siga os detalhes.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp.
Últimas atualizações sobre o pente fino
Agora que você já sabe como é o funcionamento do pente fino, estaremos abordando a respeito das novidades que foram apresentadas recentemente. O Ministério da Previdência Social deve iniciar nas próximas semanas um pente fino nos beneficiários do INSS.
O objetivo da medida é uma tentativa vinda do próprio governo de poder economizar aproximadamente R$ 10 bilhões no ano de 2024, ou seja, diversos segurados já devem ficar de olho sobre o caso e atualizações que ainda virão.
Programas como o do Benefício de Prestação Continuada (BPC), por exemplo, assim como o auxílio-doença, passarão por análise. Além disso, o Seguro Defeso, programa que beneficia pescadores artesanais, também vai ter uma fiscalização.
Qual programa vai ser prioridade para a fiscalização?
Primeiramente, deve-se destacar que o BPC tende a ser o primeiro programa que vai passar por revisão no INSS. O benefício oferece a garantia de um salário mínimo para idosos que estão no grupo de baixa renda, todos acima dos 65 anos, assim como pessoas deficientes.
Leia mais: Mudanças no Calendário PIS/PASEP: Valores e datas alteradas – Saiba mais!
Cerca de 39 milhões de pessoas são contempladas com os valores ofertados pelo programa. O auxílio-doença pode se tornar o segundo revisado. A previdência deve acionar segurados que recebem o auxílio há mais de um ano para uma nova perícia médica.
Nesse sentido, o INSS pretende utilizar o banco de dados de estados e municípios para analisar a identidade dos beneficiários do Seguro Defeso. O pente fino tem como principal intuito a redução de gastos, para poder cumprir a meta fiscal para 2024.
Na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), o Ministério da Fazenda prevê um déficit zero para o ano, com chances de margem em 0,25% do PIB (Produto Interno Bruto) para mais ou menos. Mas o governo federal pensa em elevar a porcentagem na LDO deste ano.
Ficou na vontade de garantir ainda mais conhecimentos sobre este caso e inúmeros outros? Está no local certo para isso! Por aqui você não ficará mais desatualizado de nada do que acontece tanto no Brasil quanto no mundo inteiro!
Veja Também: JUSTIÇA APROVOU em 2024: NOVOS DIREITOS dos IDOSOS!? APOSENTADOS e PENSIONISTAS
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!