INSS: Aposentados e Pensionistas Terão 2 Pagamentos neste Fim de Ano
A seguir veja tudo a respeito dos dois pagamentos do INSS, saiba quando será pago e fique a par das últimas notícias do INSS.
Uma bolada em dinheiro está a espera de milhões de aposentados ao redor do Brasil! É isso mesmo, pagamentos de dívidas públicas conhecidas como precatórios já estão sendo pagas e com elas, há também o pagamento dos benefícios previdenciários!
As novidades não param para os beneficiários do INSS em 2023, que após as últimas novidades, poderão experimentar o gostinho de grana extra neste final de ano. Então, veja a seguir quando os valores cairão, os beneficiários, montantes disponíveis e mais!
Confirmadas as datas de pagamento do salário do INSS

Que o natal de milhões de beneficiários do INSS será mais rico não é mentira! O governo trouxe surpresas imperdíveis para os segurados da Autarquia, que graças às últimas notícias poderão experimentar um natal farto, ou uma viagem de última hora no ano-novo, bem como poderão gastar os montantes da melhor forma possível.
Todavia, nem todos receberão os dois pagamentos, isso, pois, os pagamento referentes aos precatórios ficam reservados a regras específicas que você verá a seguir. Mas antes vamos falar de um pagamento já aguardado pelos beneficiários, é ele o pagamento dos salário mensais dos idosos aposentados pelo INSS.
Leia mais:VEJA: Como solicitar e quem tem direito ao BPC do INSS – Guia Completo para Beneficiários!
Sendo assim, o cronograma de pagamento do INSS para o mês de dezembro tem início no dia 21 deste mês! Dessa forma, os aposentados poderão ter seus pagamentos em mãos nos próximos dias.
Confira as datas de pagamento do INSS no calendário referente ao mês de dezembro:
Até 1 salário mínimo:
- Final 1: 21 de dezembro;
- Final 2: 22 de dezembro;
- Final 3: 26 de dezembro;
- Final 4: 27 de dezembro;
- Final 5: 28 de dezembro;
- Final 6: 2 de janeiro;
- Final 7: 3 de janeiro;
- Final 8: 4 de janeiro;
- Final 9: 5 de janeiro;
- Final 0: 8 de janeiro.
Acima de 1 salário mínimo:
- Finais 1 e 6: 2 de janeiro;
- Finais 2 e 7: 3 de janeiro;
- Finais 3 e 8: 4 de janeiro;
- Finais 4 e 9: 5 de janeiro;
- Finais 5 e 0: 8 de janeiro.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA de Última Hora pelo WhatsApp
STF autoriza governo Lula a pagar R$ 95 bilhões em precatórios neste ano
Então, com 9 a 1, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu favoravelmente ao governo federal em relação aos precatórios. Ou seja, após o julgamento ser encerrado nesta quinta-feira (30), a União recebeu permissão para quitar R$ 95 bilhões em dívidas ainda este ano. Os ministros revogaram a decisão judicial da chamada PEC do Calote, que havia adiado o pagamento no governo de Jair Bolsonaro até 2026.
Leia mais: Novo REAJUSTE: Descubra o Novo Valor dos Salários de Aposentados!
O STF também concluiu que a União pode efetuar o pagamento dos precatórios até 2026 sem restrições. Com esse pagamento antecipado, o governo terá uma margem orçamentária no próximo ano. Agora, o governo deve editar uma medida provisória para liberar os recursos e quitar imediatamente os precatórios.
O que são precatórios?
Por fim, o termo, nada mais é que uma dívida judicial de poderes públicos. Em outras palavras, quando alguém move um processo contra um órgão público, pode receber uma indenização denominada precatório.
Leia mais: NÃO PERCA: 5 benefícios do INSS que você desconhecia e Tem Direito!
Assim, esses valores têm natureza alimentar e têm prioridade na ordem de pagamento em relação a outras despesas do órgão, sendo que, neste caso, estamos tratando do INSS. Portanto, para ter direito aos precatórios, é necessário primeiro ganhar uma causa judicial, demonstrando e comprovando que o INSS causou algum prejuízo.
Veja mais em nosso blog a respeito do pagamento dos precatórios e descubra se você está na lista desse ano.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!