IPTU 2024: DATAS e DESCONTOS Liberados pelo Governo – Saiba Mais AGORA!

O IPTU de 2024 já tem data marcada para que os contribuintes possam arcar com suas obrigações fiscais, a boa notícia dessa vez é que o mesmo já conta com descontos, veja a seguir.

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A Prefeitura divulgou importantes atualizações nesta segunda-feira, 4 de dezembro, trazendo informações indispensáveis para os cidadãos sobre o IPTU Digital de 2024. Conforme as informações disponibilizadas, os contribuintes que realizarem o pagamento em cota única até o dia 8 de fevereiro poderão aproveitar descontos que chegam a 11%. As guias estarão disponíveis para acesso a partir do dia 2 de janeiro do próximo ano.

Nesse sentido, o secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, destaca que a Prefeitura de Porto Alegre optou por conceder autonomia aos cidadãos na construção dos descontos. Isso significa que aqueles que mantiverem em dia suas obrigações fiscais e solicitarem nota fiscal vinculada ao CPF ao longo de 2023 serão os mais beneficiados.

De quanto é o desconto no IPTU em 2024?

Veja como obter desconto no IPTU de 2024! (Fonte: Edição/ Notícia de Última Hora).
Veja como obter desconto no IPTU de 2024! (Fonte: Edição/ Notícia de Última Hora).

Primeiramente, existem diversas opções de desconto para o IPTU 2024. Dentre elas, destaca-se um desconto de 5% por antecipação em cota única, o qual pode ser acumulado com outro desconto de 3% para aqueles que se mantêm em dia com as obrigações fiscais. 

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Além disso, há um benefício para aqueles que acumularam mais de 24 notas de serviço com CPF ao longo do ano, recebendo um acréscimo de 3% de desconto. Caso tenham entre 13 e 24 notas, o desconto será de 2%, e de sete a 12 notas, de 1%. No caso dos imóveis pertencentes a pessoas jurídicas, além dos 5% de desconto por antecipação, há um acréscimo de 4% de desconto para aqueles que estão em conformidade com suas obrigações fiscais.

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Reajuste no valor do IPTU 2024

Além disso, a prefeitura confirmou que não haverá aumento no valor devido para o IPTU 2024. Apenas um reajuste conforme previsto pela legislação, seguindo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), fixado em 4,82%. O secretário Fantinel ressalta que esse reajuste representa a continuidade do compromisso de não aumentar tributos e destaca que os descontos oferecidos superam significativamente o índice do IPCA.

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Por fim, ficou certo que as guias estarão disponíveis para os contribuintes a partir de 2 de janeiro, com o vencimento da antecipação fixado para 8 de fevereiro. Quanto ao parcelamento, poderá ser iniciado a partir de 8 de março. A solicitação pode ser feita por meio do site da prefeitura, do aplicativo 156+POA, WhatsApp ou em um dos mais de 20 locais físicos parceiros da Fazenda.

Todavia, sabia que idosos tem direito a isenção do IPTU? É isso mesmo! Veja a seguir como ela funciona.

Como funciona a isenção do IPTU para idosos?

Primeiramente, para ter direito de solicitar a isenção do IPTU para idosos, é necessário corresponder a alguns critérios estabelecidos pelo governo! São eles:

  • Uso Residencial: primeiramente, é preciso usar o imóvel como residência; 

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  • Propriedade Única: O idoso não pode ter outro imóvel em seu nome em território nacional; o imóvel para o qual ele solicita a isenção deve ser o único patrimônio em seu nome.
  • Renda Mensal: Caso queira a isenção total do IPTU, é preciso ter renda máxima de até três salários mínimos. Agora, se quiser uma isenção parcial, a renda mensal precisa estar entre três e cinco salários mínimos no ano da solicitação.
  • Valor Venal do Imóvel: O valor do imóvel não pode ultrapassar o total de R$1.594.906,00 reais, sendo ele atualizado conforme a variação do IPCA do ano anterior.

As normas são direcionadas à concessão geral do benefício, ou seja, essas são as regras aplicadas em comum a qualquer município brasileiro.

Todavia, além do regulamento comum, muitos municípios provavelmente tem suas regras exclusivas para fornecer aos idosos essa isenção. Dito isso, é recomendável buscar mais informações junto à prefeitura municipal ou um advogado especializado na área para ter certeza se você se enquadra na isenção.

Como solicitar o benefício isenção do IPTU para idosos?

Por fim, a isenção do IPTU para idosos não é um benefício vitalício, isso, pois, anualmente, o idoso teria que dar entrada em um novo pedido para ficar isento das parcelas do imposto. O procedimento pode ser realizado na prefeitura de cada município. Dessa forma, os documentos mais exigidos para dar entrada em um pedido de isenção, são:

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  • RG;
  • CPF;
  • Cartão do INSS;
  • Comprovante de renda atualizado;
  • Registro do imóvel;
  • Cópia do contrato do imóvel. 

Nesse sentido, como a coleta é de responsabilidade das prefeituras, algumas normas podem ser alteradas. Dito isso, é importante que você se informe quanto o procedimento necessário, bem como, os demais requisitos obrigatórios para iniciar o pedido, segundo as regras de administração da sua cidade.

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