O Clima em 2024: Perspectivas para o Brasil e o Mundo

O clima em 2024 não traz perspectivas animadoras para os aposentados e pensionistas do INSS. O ano promete altas e mínimas jamais registradas. Confira.

0

O ano que terminou ficou marcado por extremos no Brasil e no mundo, influenciado pelo El Niño mais intenso desde 2015-2016, que continua exercendo grande impacto nos primeiros dias de 2024. Após um ano global marcado por temperaturas elevadas e por fenômenos climáticos severos a extremos, é natural questionar como será o ano de 2024.

O ano de 2023 testemunhou um aquecimento acelerado do planeta, registrando a temperatura mais alta em 125 mil anos, uma situação nunca antes experimentada pela espécie humana. Essa constatação será confirmada por várias instituições meteorológicas nos próximos dias. Vejamos a seguir o que o clima reserva em 2024.

Possibilidades para o clima de 2024

Descubra a previsão climática para 2024. (Fonte: Pixabay).
Descubra a previsão climática para 2024. (Fonte: Pixabay).

O fenômeno El Niño se uniu às mudanças climáticas, resultando em um aquecimento recorde e acelerado que causou preocupação entre os cientistas. O Pacífico equatorial não atingia temperaturas tão elevadas há sete anos, e há uma alta probabilidade de que o El Niño se dissipe, possivelmente em abril. A notícia é ótima para os idosos que vinham sofrendo com as altas ondas de calor.

No entanto, a incerteza reside no período pós-El Niño. Existem modelos indicando a possibilidade de neutralidade (sem Niño ou Niña), enquanto outros apontam para a presença de La Niña. Por isso, idosos mantenham seus casacos à mão.

Recentemente, observou-se uma transição mais rápida entre El Niño e La Niña, ou vice-versa. Em 2022, o Pacífico passou de três anos de Niña para El Niño em apenas um trimestre, um fenômeno incomum.

Leia mais: Salário Mínimo 2024: Lula Oficializa Reajuste – Confira os Novos Valores!

Os modelos numéricos de clima ainda divergem quanto à possibilidade de La Niña ou neutralidade fria no segundo semestre. No entanto, a perspectiva é de que as águas na região equatorial do Pacífico estejam mais frias do que a média.

Se La Niña retornar, aumenta o risco de episódios pontuais de frio intenso durante o inverno ou primavera, além de períodos de estiagem entre a primavera de 2024 e o verão de 2025. No entanto, é muito cedo para fazer estimativas precisas atualmente, ainda assim, idoso não deixe de se agasalhar no inverno desse ano que promete!

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA pelo WhatsApp

Previsões clima-tempo 2024

Se você aposentado ou pensionista do INSS não aguenta mais o calor, já se prepara, pois, é uma certeza que 2024 será novamente um ano muito quente na Terra. Com temperaturas acima da média no Brasil, especialmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, onde novas ondas de calor são esperadas. A incerteza reside na questão de se será mais quente que 2023 globalmente. Alguns cientistas acreditam que sim, enquanto outros não, mas a diferença esperada está nos décimos de grau.

Por isso, idoso lembre-se de se manter hidratado, bem como passar protetor solar, e se cuidar, pois o verão ainda não acabou, e as ondas de calor vão permanecer até abril, mais ou menos.

Leia mais: INSS: Datas de Pagamento das Aposentadorias de Dezembro Divulgadas – Confira aqui

Gavin Schmidt, diretor do Instituto Goddard de Estudos Espaciais da NASA em Nova York, estima que as temperaturas globais de 2024 superarão os recordes de 2023. Ele fundamenta sua previsão nas tendências de longo prazo e na intensidade das condições do El Niño previstas para o início deste ano.

A previsão do Met Office da Inglaterra para a temperatura global sugere também que 2024 será outro ano de quebra de recordes, que, por sua vez, quase certamente será lembrado como o ano mais quente já registrado. O aumento esperado da temperatura global, em duas etapas, recebeu um impulso temporário e parcial do atual evento El Niño, que aqueceu o Pacífico tropical.

Leia mais: Datas de Pagamento do Bolsa Família 2024: Fique por Dentro!

A temperatura média global prevista para 2024 pelo Met Office varia entre 1,34 °C e 1,58 °C (com uma estimativa central de 1,46 °C) acima da média do período pré-industrial (1850-1900): isso marcará o 11º ano consecutivo em que as temperaturas atingirão pelo menos 1,0 °C acima dos níveis pré-industriais.

Veja Também:

Aposentados ACIMA do MÍNIMO| Aumento Oficial ACABA DE SER DIVULGADO 4,7% + 1 SUPRESA! (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.