Segundo Campos Neto, as constantes evoluções tecnológicas do Pirraça em breve permitirá que você bloqueie pagamentos reversos na plataforma. Esse novo recurso é essencial para que o Pix ofereça o serviço nas mesmas garantias de pagamento aos comerciantes atualmente fornecidas por cartões de crédito.

Mudanças no PIX

Com essa mudança, a expectativa é que o PIX tornar-se ainda mais atrativo para consumidores e empresas, substituindo gradativamente os cartões de crédito tradicionais. A principal vantagem desta transição é a redução de custos, tanto para usuários como para empresas, que atualmente pagam altas comissões por transações com cartão.

Outras novidades do Pix

Além da possibilidade de bloqueio de pagamentos reversos, o Banco Central também trabalha em outras inovações para o Pix, como o Pix por contato, que deve entrar em operação nos próximos meses.

Entre as novidades que começarão a aparecer no Pix está esta, a partir de 1º de novembro o sistema de pagamento instantâneo Pix pode parar de funcionar temporariamente para quem trocar de celular sem tomar os cuidados necessários. A medida visa garantir a segurança das transações e prevenir fraudes.

O principal objetivo destas novas regras é protegê-lo contra fraudes. Portanto, os clientes enfrentarão algumas limitações como:

  • Nos primeiros dias, o valor máximo por transação será limitado a R$ 200;
  • O valor total das transações realizadas em um dia com aparelho não cadastrado também será limitado;
  • Para realizar operações com valores maiores ou maior número de transações você precisará cadastrar o novo aparelho no seu banco.