Pilates: A Solução Natural Para os Sintomas da Menopausa. Veja MAIS!

Descubra de uma vez por todas como o pilates pode ajudar e muito os sintomas da menopausa

0

A menopausa é uma etapa natural na vida de toda mulher, marcada pelo fim dos ciclos menstruais e alterações hormonais significativas. Durante este período, muitas mulheres enfrentam sintomas como ondas de calor, suores noturnos e variações de humor. Para contrabalancear esses desconfortos, exercícios físicos, particularmente o pilates, têm sido uma escolha cada vez mais popular.

De acordo com Josi Araújo, fisioterapeuta e instrutora na Pure Pilates, o pilates não apenas fortalece o corpo, mas também oferece um suporte emocional. Esta técnica engloba elementos de respiração profunda e concentração que contribuem para diminuir os níveis de estresse e ansiedade, tão comuns neste período de mudança.

Por que o Pilates é Recomendado Durante a Menopausa?

pilates
O pilates é uma verdadeira terapia para muitas mulheres. (Fonte: Freepik)

Um estudo publicado pelo National Center for Biotechnology Information (NCBI), dos Estados Unidos, destaca que um programa regular de pilates, ao decorrer de 8 semanas, pode reduzir significativamente os sintomas da menopausa. Esta modalidade de exercício é conhecida por sua eficácia em harmonizar o corpo e a mente, o que é essencial para enfrentar as oscilações emocionais e físicas nesta fase.

CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Vantagens do Pilates Para Saúde Muscular e Óssea

O pilates fortalece principalmente os músculos do core, uma região vital que engloba os músculos abdominais, das costas e do assoalho pélvico. Josi Araújo enfatiza que este fortalecimento é essencial para a manutenção da postura e a prevenção de dor nas costas, problemas comuns entre mulheres na menopausa. Além disso:

  • Aumenta a flexibilidade, combatendo a rigidez que pode surgir com o avanço da idade.
  • Contribui para a melhora da densidade óssea, ajudando a prevenir a osteoporose.
  • Favorece a tonificação muscular que, por sua vez, influencia positivamente o metabolismo.

Leia mais: Atenção! Imóveis a partir de R$ 66 mil; veja como garantir sua casa própria

Como Incorporar o Pilates na Rotina?

Josi Araújo recomenda a prática de pilates pelo menos duas vezes por semana. Esta frequência é suficiente para obter os benefícios associados ao exercício mantendo um equilíbrio saudável com períodos de descanso e recuperação.

Leia mais: Desafio No Congresso! Relações Parlamentares São Desafiam Governo Lula. – Diário de Notícias

Exercícios de Pilates Para Praticar em Casa

Para as mulheres que preferem ou precisam realizar suas atividades no conforto do lar, Josi sugere dois exercícios que podem ser facilmente adaptados:

  • The Neck Pull: Este exercício ajuda a fortalecer os músculos flexores da coluna. Deitada de costas com as pernas estendidas, mãos na nuca e cotovelos abertos, você deve flexionar a coluna, elevando-se até sentar e em seguida inclinar-se para frente, encolhendo a coluna em forma de “C”.
  • Swimming: Focado no fortalecimento dos músculos paravertebrais e do glúteo máximo. Deitada de bruços, eleve ligeiramente o peito e as pernas do chão, alternando a elevação das pernas.

Leia mais: EMPRÉSTIMO DE R$ 15 MIL: Saiba como solicitar e pagar em até 24 meses!

Praticar pilates pode ser uma ferramenta valiosa para melhorar a qualidade de vida durante a menopausa, ajudando a gerenciar sintomas e promovendo um bem-estar físico e emocional. Encorajo qualquer mulher enfrentando esta fase a considerar este método benéfico para uma transição mais suave e saudável.

Veja Também: VITÓRIA DOS APOSENTADOS

VITÓRIA DOS APOSENTADOS! 6 CONTAS que os IDOSOS NÃO PRECISAM PAGAR MAIS! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.