Posso antecipar a restituição do meu imposto de renda? Confira
Posso antecipar restituição do Imposto de Renda? Essa é uma das dúvidas mais recorrentes entre os brasileiros. Veja agora a resposta!
Atualmente, muitos ainda possuem inúmeros questionamentos no que tange a chamada restituição do Imposto de Renda. Ou seja, vale a muito a pena que você fique por dentro de uma das principais perguntas dos brasileiros.
Muitos cidadãos perguntam se é possível realizar a antecipação da restituição do Imposto de Renda. Analisaremos a seguir a resposta para tal questionamento, bem como outros fatores relevantes sobre o assunto.
Pagamento do primeiro lote da restituição do Imposto de Renda

Em primeiro lugar, deve-se destacar que o primeiro lote da restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física ficará liberado através da Receita Federal no dia 31 de maio. No entanto, inúmeros cidadãos necessitam do valor antes da fase estipulada para receber e prezam pela alternativa da antecipação do pagamento.
Leia mais: FAKE! INSS afirma ser falso laudo do perito que escreveu “blá blá blá” ao negar benefício
Mas é extremamente comum que dúvidas apareçam para inúmeros contribuintes se no caso é de fato possível pedir o pagamento de forma adiantada e como o mesmo pode ser realizado sem maiores problemas.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
É possível realizar a antecipação da restituição do Imposto de Renda?
De acordo com o educador financeiro Matheus Machado, é possível fazer a antecipação da restituição do imposto de renda. O método mais popular de solicitar o adiantamento é por meio de instituições financeiras, procedimento que, geralmente, subtrai uma parcela da quantia a ser recebida.
Leia mais: Presidente Lula faz reunião com Haddad para falar sobre situação da Petrobras – Veja Agora
“Nada é de graça, tudo tem um preço. Por mais que as pessoas antecipem um crédito ao qual já têm direito, muitas vezes a pessoa tem que aguardar ainda alguns meses para conseguir acessá-lo. Então, normalmente, é pago um valor embutido em taxas de juros, administrativas e encargos que a instituição financeira vai cobrar”, explicou.
Adiantamento via Governo Federal
Outro meio de fazer a antecipação do Imposto de Renda, é através do Governo Federal. Mas, tal método é possível somente em situações excepcionais. “Por exemplo, boa parte dos recursos que o Governo Federal está liberando para o Rio Grande do Sul, na verdade, é uma antecipação do Imposto de Renda”, disse o especialista.
Agora está na hora de saber como você pode fazer a antecipação do Imposto de Renda, sem precisar encarar nenhum tipo de contratempo. Preste bastante atenção no último tópico para não ficar com mais dúvidas sobre o processo.
Como posso realizar o adiantamento do Imposto de Renda?
Segundo Machado, o processo em particular é bem simplório. “Basta colocar o CPF no Banco após a declaração realizada e o aplicativo já consegue visualizar o quanto a pessoa teria direito. Dessa forma, eles calculam o quanto eles podem antecipar e as taxas a serem pagas”, prosseguiu.
Por fim, o especialista disse que hoje em dia, todos podem fazer o procedimento online nos aplicativos das instituições bancárias, mas reforça que um planejamento é vital para não precisar necessitar de tal tipo de antecipação.
Gostou do conteúdo? O Notícia de Última Hora traz diariamente as melhores notícias sobre o INSS, política, economia e entretenimento. Continue acompanhando o nosso blog e não perca mais nenhuma atualização!
Veja Também: O FIM do MEDO dos APOSENTADOS e PENSIONISTAS!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!