Recebeu Atrasados do INSS? Veja como declarar o valor no seu imposto de renda
Importante! Saiba agora mesmo como declarar atrasados do INSS no Imposto de Renda!
Muitos ainda não possuem conhecimento sobre um assunto importante. Em suma, aposentados e pensionistas contemplados com quantias retroativas devem informar o montante para a Receita Federal, se forem obrigados a declarar o Imposto de Renda.
Além disso, o envio deve ser realizado até o dia 31 de maio, descartando pessoas de 336 cidades que estão em estado de calamidade pública no RS. Deseja saber como declarar o valor no imposto de renda? Então prossiga com a leitura abaixo.
Detalhes do pagamento retroativo

Primeiramente, destacamos que o pagamento retroativo acontece quando o segurado conquista uma ação de concessão ou revisão de aposentadoria na Justiça ou INSS. Por outro lado, também ocorre quando a concessão demora para ficar disponível.
Leia mais: URGENTE: Nova Modalidade de Crédito vai Liberar Consignado para Este Grupo – Entenda
Os atrasados ficam liberados através da Justiça por RPV (Requisição de Pequeno Valor), destinado para valores de até 60 salários mínimos, ou precatórios, que excede os 60 salários mínimos. Mas as quantias podem serem pagas pelo PAB (Pagamento Alternativo de Benefício).
Porém, para realizar a declaração, o beneficiário deve possuir o informe de rendimentos do INSS ou Justiça e preencher os dados na declaração. No âmbito do INSS, o documento fica liberado no próprio aplicativo Meu INSS.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Como declarar atrasados anteriores ao ano de 2023?
Acesse a declaração e procure a ficha Rendimentos Recebidos Acumuladamente e clique em Novo. Posteriormente, revele se o ganho foi do titular ou do dependente e escolha entre “Exclusiva na Fonte” e “Ajuste Anual”.
Leia mais: Não Perca Tempo: Inscrições Abertas para o Encceja – Garanta sua Participação Agora!
Para finalizar, disponibilize as informações da fonte pagadora, e faça o preenchimento das quantias de rendimentos tributáveis, parcela isenta, valor recebido sobre juros, contribuição previdenciária oficial, pensão alimentícia.
Detalhe o mês que o valor foi quitado, bem como o número de meses que foram pagos nos atrasados e o imposto devido e clique em “Ok”.
Como declarar atrasados referentes ao ano de 2023?
Por fim, para declarar atrasados referentes ao ano de 2023, é preciso abrir a declaração e ir na ficha Rendimentos Isentos e Não Tributáveis e clicar em novo. Caso já tiver uma idade acima de 65 anos, escolha o código 10.
Leia mais: Lula Investirá R$ 200 Milhões em Monitoramento Online dos Brasileiros
Caso contar com uma doença grave, preze pelo código 11 e informe se o segurado é o titular ou dependente. Depois, preencha os dados da fonte pagadora e insira as quantias do rendimento (décimo terceiro salário, IRRF, IRRF sobre o abono e a contribuição previdenciária legítima e clique em “Ok”.
Gostou do conteúdo? Portanto o Notícia de Última Hora traz diariamente as melhores notícias sobre o INSS, política, economia e entretenimento. Continue acompanhando o nosso blog e não perca mais nenhuma atualização!
Veja Também: INSS EMITE NOVOS CARTÕES para APOSENTADOS!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!