Taxas de Juros em Queda no INSS: Mais Dinheiro para os Aposentados
A redução dos juros consignado INSS libera mais valor para os aposentados e pensionistas. Confira.
Quando cai o juros consignado INSS há um alívio para os beneficiários que necessitam do crédito. Em 2023, o teto passou por três alterações, sendo todas elas em redução. Afinal, a Taxa Selic estava em queda, o que proporcionou essas facilidades.
Portanto, com a nova porcentagem, o crédito consignado do INSS também libera outros valores para os aposentados. Além disso, o pagamento das parcelas também ficou mais acessível.
Continue lendo para entender essa alteração nos juros do consignado INSS. Confira.
Juros consignado INSS teve nova queda

Em 2023, o CNPS realizou quatro alterações no teto da taxa de juros do consignado do INSS. Todas elas acompanharam a Selic, que está em 12,75% ao ano desde setembro.
A última alteração aprovou-se em 11 de outubro, quando houve a redução do teto de juros do empréstimo pessoal consignado de 1,91% para 1,84% ao mês. Já as operações relacionadas a cartões de crédito e cartões consignados de benefício tiveram o índice máximo reduzido de 2,83% para 2,73%
Leia mais: Presidente Lula sanciona reajuste do salário mínimo para 2024: Saiba quanto vai ser!
Com essa taxa, o beneficiário teria até R$18.800 disponíveis para solicitar empréstimo. Portanto, mais valores para quem precisa.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA de Última Hora pelo WhatsApp
Valor do empréstimo consignado INSS
O empréstimo consignado é uma das formas mais atrativas de conseguir crédito. Portanto, quem está precisando de um valor a mais, pode contar com essa modalidade.
As taxas de juros agora não podem ultrapassar os limites estabelecidos pelo CNPS. Além disso, deve-se ficar atento ao cumprimento das demais regras de negócio definidas pelo Governo Federal.
De acordo com o INSS, o aposentado e pensionista tem uma margem consignável de até 45% do valor do seu benefício previdenciário. Contudo, dessa porcentagem, 35% é exclusivo para uso em empréstimo consignado.
Leia mais: Saiba como economizar até 65% na conta de luz com a Tarifa Social!
Os outros 10% ficam divididos igualmente entre cartão benefício e cartão de crédito consignado. Além disso, os beneficiários do INSS têm disponíveis até 15 linhas de crédito. Portanto, podem ter até 13 empréstimos consignados ao mesmo tempo, e dois cartões de benefício e de crédito.
Leia mais: Aposentadoria Especial e a Reforma da Previdência: O fim da idade mínima?
Empréstimo BPC
Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também tem a oportunidade de acessar o empréstimo consignado. Afinal, a opção de empréstimo BPC/LOAS tornou-se realidade após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em setembro deste ano.
Agora, quem tem BPC pode contar com esse crédito consignado. Mas a margem consignado é um pouco menor, pois podem comprometer até 30% do valor do seu benefício com empréstimo, chegando a parcelas mensais de até R$ 396,00, para quem recebe o salário mínimo. Além disso, o beneficiário tem mais 5% para usar em um cartão de crédito consignado.
Lembramos que as taxas de juros consignado INSS também se enquadram para quem recebe o BPC.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!