Taxas de Juros em Queda no INSS: Mais Dinheiro para os Aposentados

A redução dos juros consignado INSS libera mais valor para os aposentados e pensionistas. Confira.

0

Quando cai o juros consignado INSS há um alívio para os beneficiários que necessitam do crédito. Em 2023, o teto passou por três alterações, sendo todas elas em redução. Afinal, a Taxa Selic estava em queda, o que proporcionou essas facilidades. 

Portanto, com a nova porcentagem, o crédito consignado do INSS também libera outros valores para os aposentados. Além disso, o pagamento das parcelas também ficou mais acessível. 

Continue lendo para entender essa alteração nos juros do consignado INSS. Confira. 

Juros consignado INSS teve nova  queda      

Taxa de juros consignado INSS tem nova queda
Taxa de juros consignado INSS tem nova queda (Fonte: Edição / Notícia de última Hora)

Em 2023, o CNPS realizou quatro alterações no teto da taxa de juros do consignado do INSS. Todas elas acompanharam a Selic, que está em 12,75% ao ano desde setembro.

A última alteração aprovou-se em 11 de outubro, quando houve a redução do teto de juros do empréstimo pessoal consignado de 1,91% para 1,84% ao mês. Já as operações relacionadas a cartões de crédito e cartões consignados de benefício tiveram o índice máximo reduzido de 2,83% para 2,73%

Leia mais: Presidente Lula sanciona reajuste do salário mínimo para 2024: Saiba quanto vai ser!

Com essa taxa, o beneficiário teria até R$18.800 disponíveis para solicitar empréstimo. Portanto, mais valores para quem precisa.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA de Última Hora pelo WhatsApp

Valor do empréstimo consignado INSS 

O empréstimo consignado é uma das formas mais atrativas de conseguir crédito. Portanto, quem está precisando de um valor a mais, pode contar com essa modalidade. 

As taxas de juros agora não podem ultrapassar os limites estabelecidos pelo CNPS. Além disso, deve-se ficar atento ao cumprimento das demais regras de negócio definidas pelo Governo Federal.

De acordo com o INSS, o aposentado e pensionista tem uma margem consignável de até 45% do valor do seu benefício previdenciário. Contudo, dessa porcentagem, 35% é exclusivo para uso em empréstimo consignado.

Leia mais: Saiba como economizar até 65% na conta de luz com a Tarifa Social!

Os outros 10% ficam divididos igualmente entre cartão benefício e cartão de crédito consignado. Além disso, os beneficiários do INSS têm disponíveis até 15 linhas de crédito. Portanto, podem ter até 13 empréstimos consignados ao mesmo tempo, e dois cartões de benefício e de crédito.

Leia mais: Aposentadoria Especial e a Reforma da Previdência: O fim da idade mínima?

Empréstimo BPC

Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também tem a oportunidade de acessar o empréstimo consignado. Afinal, a opção de empréstimo BPC/LOAS tornou-se realidade após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em setembro deste ano.

Agora, quem tem BPC pode contar com esse crédito consignado. Mas a margem consignado é um pouco menor, pois podem comprometer até 30% do valor do seu benefício com empréstimo, chegando a parcelas mensais de até R$ 396,00, para quem recebe o salário mínimo. Além disso, o beneficiário tem mais 5% para usar em um cartão de crédito consignado. 

Lembramos que as taxas de juros consignado INSS também se enquadram para quem recebe o BPC

Veja Também:

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.